BAE Systems, GIMV, Sanofi
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

A BAE Systems contrata novas fragatas
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A BAE Systems contrata novas fragatas
BAE Systems
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A BAE Systems garantiu um contrato importante após a Noruega ter decidido adquirir novas fragatas para modernizar a frota naval. O valor ronda 10 mil milhões de libras (aproximadamente 11,5 mil milhões de euros). A Noruega, que partilha uma fronteira marítima com a Rússia, reforça a sua presença no flanco norte da NATO.
GIMV
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Na sua atualização trimestral, a GIMV informou que, no primeiro trimestre do atual exercício (iniciado a 1 de abril), já realizou 300 milhões de euros em novos investimentos.
Deste modo, a sociedade de investimento utilizou praticamente os cerca de 250 milhões de euros angariados através de um aumento de capital no início de fevereiro. No entanto, ainda dispõe de 400 milhões de euros em caixa, garantindo significativa capacidade financeira.
As empresas em carteira estão a apresentar bons resultados. A rentabilidade da carteira atingiu 4,7% no trimestre (acima da meta revista de 17,5% em termos anuais, correspondendo a 18,8% numa base anualizada).
Sanofi
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A cotação da Sanofi registou uma queda acentuada porque os resultados clínicos do Amlitelimab (tratamento da dermatite atópica, forma grave de eczema) foram positivos, mas ficaram aquém das expectativas. Foram de facto mais fracos do que os do Dupixent, o medicamento de referência comercializado pela Sanofi, também utilizado para tratar esta doença.
Então porquê uma reação tão negativa do mercado? O Dupixent representou perto de 40% do volume de negócios da Sanofi no segundo trimestre e o Amlitelimab é visto como um potencial substituto, tendo em conta que o Dupixent começará a perder as suas patentes a partir de 2031.
Mais do que isso, o mercado mostra preocupação relativamente à capacidade da Sanofi em reduzir a dependência do Dupixent e em renovar o seu pipeline para enfrentar as perdas de patentes deste produto.
Embora o Amlitelimab seja menos eficaz, tem a vantagem de ser administrado com menor frequência (a cada quatro ou doze semanas, em comparação com uma administração quinzenal no caso do Dupixent), o que constitui um benefício importante para os doentes que têm aversão a injeções.
Estão ainda em curso outros ensaios clínicos com o Amlitelimab para diferentes indicações. Além disso, a Sanofi dispõe de outras fontes de crescimento, como mostra o êxito do novo tratamento Altuviiio (hemofilia).
A farmacêutica francesa tem igualmente outros produtos promissores em desenvolvimento, como o Duvakitug (para colite ulcerosa e doença de Crohn). Acresce ainda a aposta em aquisições estratégicas que reforçam a linha de produtos, como a compra da Vigil Neuroscience recentemente concluída. A avaliação da ação da Sanofi continua atrativa. Mantemos assim o conselho: comprar.