Autodesk, Knorr-Bremse, VF Corp
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

A Autodesk com resultados acima das expectativas no segundo trimestre
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Autodesk com resultados acima das expectativas no segundo trimestre
Autodesk
Manter
A Autodesk publicou resultados do segundo trimestre de 2025/26 acima das expectativas: volume de negócios +17% e lucro por ação +22%. A dinâmica é particularmente favorável na atividade de construção, arquitetura e engenharia (50% das receitas).
As novas encomendas registaram uma subida de 36% face ao ano anterior (+29% no primeiro trimestre). A Autodesk elevou as previsões do exercício de 2025/26, esperando agora +15% do volume de negócios e +17% de lucro por ação, objetivos superiores aos da maioria dos concorrentes.
A rentabilidade também está em alta: margem operacional prevista de 37% (36% em 2024/25) e um objetivo de 41% para 2028/29. A Autodesk beneficia de uma base fiel de clientes, muitas vezes subscritores, o que confere alguma liberdade na fixação de preços.
A administração indicou que não prevê aquisições significativas nos próximos anos, apesar de rumores recentes sobre interesse no concorrente PTC, uma operação pouco favorável para os acionistas. Revimos as estimativas de lucro por ação para 5,2 dólares em 2025/26 e 7 dólares em 2026/27.
Boas notícias: resultados superiores às expectativas, aumento das metas para 2025/26 e comentários tranquilizadores sobre a ausência de aquisições de grande envergadura. Apesar disso, a ação está demasiado valorizada para um novo investimento.
Knorr-Bremse
Comprar
A Knorr-Bremse reduziu as previsões de volume de negócios para 2025, devido à desvalorização do dólar face ao euro. A divisão de veículos ferroviários mantém bom desempenho, especialmente na China, enquanto a divisão de veículos comerciais sofre com a estagnação do mercado norte-americano. A Knorr-Bremse poderá beneficiar do plano de estímulo económico na Alemanha, nomeadamente nas infraestruturas ferroviárias. A ação mantém potencial. .
VF Corp
Manter
A VF Corp apresentou receitas de 1,8 mil milhões de dólares no trimestre terminado em 30 de junho. Um valor em linha com o registado no ano anterior, mas acima das previsões devido a um adiantamento de encomendas no segmento grossista.
As margens da VF Corp apresentam igualmente uma melhoria, embora os três meses tenham encerrado com uma perda de 0,3 dólares por ação, ainda assim melhor que os -0,39 dólares do primeiro trimestre de 2024/25, onde 0,06 dólares resultam de custos ligados à reestruturação em curso. A VF Corp reduziu a dívida líquida em 20%. Estimamos um lucro por ação de 0,82 dólares no conjunto do exercício de 2025/26 e de 1,1 dólares em 2026/27.