Amazon, LVMH, TotalEnergies, Vallourec, Waste Connections
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

Amazon sob pressâo
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Amazon sob pressâo
Amazon
Comprar
A Amazon publicou resultados sólidos relativos ao segundo trimestre O volume de negócios aumentou 13% e o lucro por ação atingiu 1,68 dólares, uma progressão de 33%.
Este valor superou as expectativas. Para já, o aumento dos direitos aduaneiros não teve impacto negativo nas atividades de e-commerce no primeiro semestre. Por seu turno, a margem da AWS (cloud computing) recuou ligeiramente, embora o volume de negócios da divisão tenha aumentado 17%.
A Amazon destaca que a procura por inteligência artificial e serviços cloud continua a superar a oferta. Por fim, e menos positivo, os objetivos avançados para o terceiro trimestre deixam antever uma maior pressão sobre a rentabilidade. Nada de preocupante nesta fase. Aproveite uma eventual queda da cotação para comprar.
LVMH
Vender
Com base nos resultados do segundo trimestre, a LVMH não parece recuperar de forma significativa. A faturação caiu 4%, depois de um recuo de 3% no primeiro trimestre.
Na atividade de moda e marroquinaria (72% do lucro operacional), a queda foi de 9% (-5% no primeiro trimestre. Nem tudo é negativo. As vendas na Ásia (excluindo Japão) recuaram 6%, menos do que no primeiro trimestre (-11%). Na Europa e nos Estados Unidos, as vendas estabilizaram.
Outra boa notícia: o cash gerado no primeiro semestre aumentou 29%, acima do esperado. A cotação beneficiou destes fatores. A LVMH continua a apontar a conjuntura como travão à atividade. Se é um fator importante, a subida dos preços nos últimos anos e a estratégia de volumes da LVMH são também fatores importantes na evolução dos lucros.
TotalEnergies
Manter
A cotação da TotalEnergies foi penalizada após os resultados trimestrais terem sido afetados pela queda do preço do barril e pela fraqueza dos preços do GNL. A produção de hidrocarbonetos é mais dinâmica, com novos projetos no Brasil e na Argentina.
Como contrapartida, os investimentos e o plano de compra de ações próprias (1700 milhões de dólares no segundo trimestre) aumentam a dívida. A TotalEnergies não gera cash suficiente para financiar investimentos, dividendos e compras sem se endividar.
A dívida deverá aumentar, já que foi confirmado um novo plano até 2000 milhões de dólares para compras de ações no trimestre atual. As alienações de ativos nas áreas renováveis e de hidrocarbonetos trarão algum alívio nos próximos meses.
Vallourec
Comprar
Os resultados trimestrais da Vallourec foram mistos. O EBITDA foi de 187 milhões de euros, no intervalo dos objetivos (170-200 milhões). A atividade de tubos beneficiou da ligeira subida dos preços de venda e das poupanças de custos no Brasil.
A administração prevê um ambiente mais favorável, com aumento de volumes e preços, para atingir um EBITDA entre 195 e 225 milhões de euros no terceiro trimestre. A cotação/lucro esperada para 2025 é de apenas 9, sem refletir o potencial de aumento da rentabilidade. A ação mantém um perfil especulativo, com uma possível compra por parte da ArcelorMittal.
Waste Connections
Comprar
Mais um bom trimestre para a Waste Connections, especialista em tratamento de resíduos nos Estados Unidos e Canadá. No segundo trimestre, beneficiou da subida dos preços cobrados, do aumento dos volumes tratados e das aquisições.
O EBITDA subiu 7,5% no segundo trimestre, após um aumento de 9,5% no primeiro. O atual dinamismo da economia permite confirmar todos os objetivos para 2025. A ação apresenta menos risco do que a média.