Ericsson, Nvidia, Porsche
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

A Ericsson teme as novas tarifas de Trump
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Ericsson teme as novas tarifas de Trump
Ericsson
Manter
A Ericsson apresentou resultados trimestrais superiores às expectativas no segundo trimestre de 2025, com uma recuperação significativa da margem operacional.
No entanto, alertou que esta melhoria será travada pelas novas tarifas que o presidente Trump ameaça aplicar às importações provenientes da União Europeia. A Ericsson está fortemente exposta aos Estados Unidos, com 44% do volume de negócios no segundo trimestre.
A ação apresenta uma valorização baixa, com um rácio cotação/lucro esperado de 12 em 2026, face a 15 no setor dos equipamentos de comunicação. O risco de novas tarifas justifica este desconto.
Nvidia
Manter
A Nvidia poderá retomar a venda dos chips H20 para inteligência artificial à China, após intensas negociações entre os Estados Unidos e o governo chinês. As vendas tinham sido suspensas em abril, com um impacto estimado de 8 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2025/26, que termina em julho.
A Nvidia anunciou também o lançamento da RTX Pro GPU, uma nova unidade dedicada aos clientes chineses e compatível com as restrições à exportação impostas pelos Estados Unidos. Estas notícias impulsionaram a cotação para novos máximos históricos. Considerando a valorização elevada da ação, é tarde para entrar.
Porsche
Manter
A Porsche está a reformular o Cayenne. O SUV está atualmente a ser revisto tanto no design como nos motores. Estará disponível nas versões a gasolina e híbrida, mas a quarta geração do Cayenne será elétrica.
Enquanto aguardamos os resultados do primeiro semestre de 2025, prevemos um lucro por ação de 1,65 euros em 2025 e de 2,6 euros em 2026. Aos níveis atuais da cotação, considerando estas estimativas, a ação continua corretamente avaliada.