Jerónimo Martins: lucro sobe abaixo do esperado

A Jerónimo Martins é uma empresa de qualidade que continuará a apostar na expansão da sua atividade.
A Jerónimo Martins é uma empresa de qualidade que continuará a apostar na expansão da sua atividade.
O lucro da Jerónimo Martins (JM) subiu 31,4% no primeiro trimestre, para 0,20 euros por ação, embora tenha ficado um pouco abaixo do que prevíamos.
A subida reflete o facto de a dotação de 40 ME para a fundação JM registada em 2024 este ano só ser contabilizada no segundo trimestre. Sem este elemento, o lucro recuou 6,1%.
A nível operacional, o volume de negócios subiu 3,8%, graças à expansão do número de lojas e efeitos cambiais positivos na Polónia (+3,4%) e ao crescimento da Ara na Colômbia (+9,1%) e do Pingo Doce (+2,8%).
Já o EBITDA cresceu 3,8% com a margem a manter-se nos 6,3%, já que continua sob alguma pressão devido à cautela dos consumidores e à forte concorrência.
A JM é uma empresa de qualidade que continuará a apostar na expansão da sua atividade, com a recente entrada na Eslováquia e a abertura de novas lojas (mais de 300 em 2025) sobretudo na Polónia e na Colômbia.
A meta é atingir vendas de 50 mil ME até 2030 (33,5 em 2024), o que pode passar também por aquisições. O atual clima de incerteza é um obstáculo, mas as perspetivas são positivas. Baixámos as estimativas de lucros por ação de 1,10 para 1,04 euros, em 2025 e de 1,23 para 1,19 em 2026.
A JM mantém um plano de crescimento ambicioso e tem mostrado capacidade de adaptação mesmo num contexto de incerteza. Apesar da subida da ação em bolsa, pode comprar.