Novo Nordisk: mudança de conselho
Publicado em: 28 abril 2025Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A concorrente Eli Lilly quer lançar, já no próximo ano, um tratamento oral contra a obesidade.
O comprimido Orforglipron mostrou bons resultados num estudo avançado em doentes com diabetes tipo 2 e excesso de peso, com uma redução de peso de 8% na dose mais elevada. É um resultado comparável ao Ozempic (injeção) da Novo Nordisk.
Mais importante, outro estudo em pessoas com excesso de peso ou obesidade, mas não diabéticas (mercado mais promissor), será publicado nos próximos meses. A concorrência à Novo Nordisk é elevada.
Um comprimido igualmente eficaz e sem mais efeitos secundários será menos dispendioso de produzir e abre o mercado a pessoas com menores rendimentos ou reticentes a injeções.
Este comprimido vai alterar as regras do mercado da obesidade e torna as perspetivas da Novo Nordisk mais incertas. Além disso, os resultados clínicos do seu CagriSema já tinham ficado abaixo das expectativas. Por fim, há ainda a ameaça das tarifas dos EUA e um risco de redução dos objetivos para 2025, aquando da publicação dos resultados trimestrais (7 de maio).
A Novo Nordisk beneficiará do crescimento do mercado da diabetes e da obesidade. No entanto, a maior concorrência da Eli Lilly tirará quota de mercado mais rapidamente do que o previsto. Alteramos o nosso conselho de comprar para manter.