EDP Renováveis: dividendo flexível

O dividendo flexível é uma forma de remuneração acionista que permite à empresa preservar liquidez
O dividendo flexível é uma forma de remuneração acionista que permite à empresa preservar liquidez
Já é conhecido o programa de script dividend da EDPR, uma forma de remuneração acionista mais flexível que permite à empresa preservar liquidez.
Tal como nos dois anos anteriores, em vez da distribuição em dinheiro, quem detenha ações até 15 de abril (inclusive) receberá um direito de incorporação por cada ação detida, tendo três opções:
- receber novas ações, na proporção de uma por cada 90 direitos detidos. Neste caso, o acionista receberá de forma automática as novas ações, que serão admitidas à negociação a 14 de maio;
- receber 0,084 euros em dinheiro por cada direito de incorporação, pagos pela própria EDPR. Esta opção terá de ser exercida entre 22 de abril e 5 de maio, com a liquidação a ocorrer a 12 de maio;
- ou vender os direitos em bolsa entre 22 de abril e 7 de maio.
Pode ainda combinar entre cada uma das três opções ou duas delas. Para executar o programa, a EDPR vai aumentar o capital, por incorporação de reservas, em até 88.257.730,80 euros.
Por razões fiscais e dado que o nosso conselho é de compra, deve optar por receber as novas ações. Só pagará imposto quando as vender, se tiver mais-valias.
Porém, se necessita de liquidez, pode vender os direitos (em bolsa, se a cotação superar os 0,084 euros, ou à própria EDPR). Neste caso, estará sujeito a imposto.
Em todo o caso, informe-se dos custos desta opção junto do seu intermediário.