Anglo American: mudança de conselho
Publicado em: 11 abril 2025Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Anglo American, grupo mineiro britânico, prossegue o recentramento da atividade com o objetivo de relançar a cotação. Já avançou com a venda das minas de carvão para produção de aço e das minas de níquel, bem como a futura colocação em bolsa de parte das atividades sul-africanas no setor da platina.
Agora pretende desfazer-se da atividade de diamantes, que enfrenta dificuldades financeiras. No entanto, a queda dos mercados dificulta uma eventual colocação em bolsa ou venda a preços atrativos.
Além disso, a ameaça de recessão económica fez baixar os preços das matérias-primas como o cobre e o minério de ferro, o que pode levar os potenciais compradores a mostrar menos interesse em operações de compra de ativos.
Este novo enquadramento leva-nos a alterar o conselho de comprar para manter. A longo prazo, apesar dos desafios, continuamos positivos em relação às matérias-primas. A procura será dinâmica (transição energética, no caso do cobre) e a oferta limitada (tempo para o desenvolvimento de novas minas).
A Anglo American tem avançado com o recentramento na produção de cobre e minério de ferro nos últimos meses. No entanto, a crise nas bolsas, o abrandamento económico e a prudência das empresas poderão agora travar este processo. Alteramos o conselho de comprar para manter.