O volume de negócios da Navigator cresceu 7% e superou os 2 mil milhões de euros, enquanto o EBITDA aumentou 9%, para 547 milhões de euros (ME). O resultado líquido foi de 287 ME (0,4 euros por ação) e ficou abaixo da nossa previsão de 0,43, mas, ainda assim, representa um crescimento de 4% face a 2023.
Apesar da quebra de 16% no volume de vendas de pasta, o impacto foi mitigado com uma melhoria dos preços médios de venda (+13%), pelo que a queda do valor das vendas foi apenas 5%. Em sentido oposto, a Navigator vendeu mais 8% de papel de impressão, mas o valor total das vendas foi 3% inferior devido a uma ligeira correção de preços.
Destaca-se também o crescimento do segmento tissue, cujo valor das vendas aumentou 55%, impulsionado pela aquisição de cinco fábricas no Reino Unido no segundo trimestre. O investimento total ascendeu os 241 ME, um aumento de 29% face a 2023, que contribuiu para o aumento do endividamento líquido de 26%, para 617 ME.
O Conselho de Administração propôs a distribuição de um total de 175 ME em dividendos (0,24606 euros brutos por ação). Na prática é uma adição de 75 ME aos 100 ME que já foram pagos no início do ano. Revemos ligeiramente em baixa as nossas estimativas de lucros por ação para 0,42 euros em 2025 (antes 0,43) e 0,44 euros em 2026 (antes 0,45).
Conselho
Os segmentos de pasta e papel para impressão tiveram uma performance abaixo do esperado, a tendência é que a procura por estes produtos continue a trajetória descendente atual.
No entanto, a aposta no Tissue, um produto de maior valor acrescentado e com preços mais estáveis vai dar frutos no longo prazo. Mantenha o título em carteira.