Após a queda provocada por lucros abaixo do esperado em 2024, a cotação da Galp está a ganhar mais de 7% esta terça-feira, após a empresa anunciar que o quinto poço perfurado ao largo da Namíbia pelo consórcio detido a 80% pela petrolífera nacional detetou a existência de petróleo de boa qualidade e em grandes quantidades.
Para além de ser por si só uma boa notícia, esta descoberta abre ainda as portas a novas oportunidades de exploração e avaliação na região sudeste de Mopane.
Apesar de este ser um projeto que ainda está numa fase inicial e que demorará alguns anos até estar operacional, parece constituir-se, cada vez mais, como um novo polo de crescimento para a Galp.
Isto, independentemente da parte do capital do consórcio desta exploração que a Galp tenha de vender no futuro para partilhar o risco e sobretudo o elevado investimento que será preciso para desenvolver o projeto.
A atual conjuntura do setor petrolífero é mais desafiante, mas estas notícias abrem boas perspetivas futuras para a empresa. Pode manter o título.