A 23 de janeiro, a Altri anunciou a aquisição da Greenalia Forest, empresa que se dedica à compra, venda e transformação de madeira e da Greenalia Logistics, especializada no transporte de produtos florestais.
A operação, ainda sujeita à verificação de condições prévias, deverá estar concluída até ao final do primeiro trimestre de 2025.
É mais um passo dado pela Altri, de acordo com a sua estratégia de expansão na Galiza, e pode ser entendido como um sinal de que o projeto Gama, que é parte integrante dessa estratégia, estará mais próximo de chegar a bom porto.
No entanto, o projeto continua a gerar controvérsia devido a preocupações ambientais. Este investimento, prevê a produção anual de 200 mil toneladas de pasta solúvel e 60 mil toneladas de fibras têxteis sustentáveis (lyocell).
Ao contrário do que muitas vezes acontece, o anúncio de uma aquisição não prejudicou a cotação da Altri. Sobretudo porque os preços de pasta de papel nos mercados internacionais continuam em trajetória ascendente desde setembro. Nos últimos 3 meses a variação foi de cerca de +10%. No mesmo período, a cotação da Altri valorizou 13%.