A Sonae teve um lucro de 0,08 euros por ação nos primeiros nove meses do ano, mais 10,6% face a igual período de 2023 e em linha com as previsões. O volume de negócios subiu 15,4%, a beneficiar do crescimento da Modelo Continente (MC: +7,3%), Worten (+7%) e da consolidação da Musti (cuidados para animais) e da Druni (cosmética e parafarmácia).
O EBITDA subiu 21,7%, graças também à melhoria dos resultados da NOS. A nível financeiro, a dívida líquida subiu 87% no último ano devido ao forte investimento em novas aquisições, mas a estrutura financeira do grupo permanece sólida. Por sua vez, o NAV (valor líquido dos ativos) subiu 3,2% no último ano, apesar do aumento da dívida líquida.
Definida uma estratégia clara de aposta na internacionalização e diversificação da sua atividade para áreas de negócio mais promissoras, o grande desafio do grupo a curto prazo é a integração com sucesso das empresas adquiridas.
Em simultâneo, o grupo quer continuar a crescer e a melhorar a rentabilidade da MC e da Worten, que está sob alguma pressão devido à inflação dos custos. Mantemos a previsão de lucros por ação de 0,13 euros em 2024. Para 2025 e 2026 subimos as estimativas para 0,16 e 0,19.
Conselho
Após as aquisições feitas em áreas de negócio mais promissoras, é expectável uma subida dos resultados e, consequentemente, a recuperação do título, que continua barato. Compre.