Mapfre: boa opção para investir?
Publicado em: 04 novembro 2024Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Mapfre é uma multinacional espanhola dedicada aos seguros e resseguros, presente em 5 continentes e 38 países. Emprega cerca de 31 mil pessoas, com 5 mil escritórios e tem 30 milhões de clientes. A seguradora é líder de mercado em Espanha e na América Latina e ocupa o nono lugar na Europa. Em 2024, estima-se que a receita da Mapfre atinja os 33 mil milhões de euros.
O negócio segurador divide-se em quatro grandes áreas geográficas (Península Ibérica, América Latina, América do Norte e EMEA – Europa, Médio Oriente e África) com 73% do lucro total proveniente destas operações, destacando-se a Península Ibérica e a América Latina. A Mapfre Re, a décima sexta maior resseguradora mundial, contribui com 26% do lucro, e o setor de Assistência representa o 1% restante.
Em termos de segmentos, 78% dos lucros provêm dos seguros não-vida, enquanto os seguros vida constituem 22%. A robustez dos capitais próprios da Mapfre permite um rácio de Solvência II próximo dos 200%, o que se traduz numa solidez financeira que se deverá manter estável.
A Mapfre beneficia de uma diversificação significativa, tanto em ramos e negócios quanto em geografias, operando em mercados desenvolvidos (Espanha e Estados Unidos) e emergentes (Brasil, México e Turquia), proporcionando estabilidade aos resultados.
Ao longo da última década, o lucro por ação manteve-se entre 0,17 e 0,27 euros, apesar dos desafios como a covid, taxas de juro reduzidas e catástrofes naturais. Em 2024, o desempenho da Mapfre continua em bom plano. Contudo, a época intensa de furacões (Helene, Milton…) pode afetar os resultados na reta final deste ano.
O lucro da Mapfre nos três primeiros trimestres cresceu 39% face ao período homólogo de 2023, para os 0,21 euros por ação. Este bom desempenho deveu-se ao aumento das receitas (+3%) e uma melhoria acentuada da rentabilidade no segmento não-vida, cujo lucro cresceu mais de 30%.
Os bons resultados e a solidez financeira da Mapfre permitem dividendos atrativos. O dividendo por ação tem oscilado pouco na última década, com uma média de 0,14 euros brutos por ação, resultando numa rentabilidade média elevada, entre 6% e 7% ao ano.
O segmento automóvel, responsável por um quinto das receitas, permanece deficitário, mas pode melhorar se os prémios subirem mais rapidamente do que o esperado.
O negócio nos EUA está a recuperar gradualmente e, se consolidado, será positivo para a Mapfre. Um cenário de inflação controlada e uma redução moderada das taxas de juro também favorecem a seguradora.
Por outro lado, a elevada concorrência em Espanha, especialmente no seguro automóvel (30% do lucro), pressiona os prémios e representa um risco. Catástrofes naturais e a desaceleração económica na América Latina (37% dos lucros), nomeadamente no Brasil, são também fatores de preocupação.
A seguradora Mapfre reúne várias qualidades para atrair investidores. É uma seguradora robusta, bem diversificada, com resultados sólidos e uma política do dividendo estável e atrativa.
Mesmo após uma valorização de quase 30% desde o início do ano, os fundamentais da Mapfre continuam superiores aos da maioria da concorrência. A cotação permanece ainda longe de máximos anteriores e apresenta uma avaliação atrativa. Pode comprar.