Os resultados dos primeiros 9 meses de 2024 revelam que o volume de negócios cresceu 7,4% face ao mesmo período do ano passado, fixando-se nos 1569 milhões de euros.
O valor das vendas do segmento tissue teve um crescimento de 48% e as vendas de papel de impressão e embalagem registaram um aumento de 7%. Em sentido oposto, as vendas de pasta de papel caíram 9%, sobretudo devido á correção significativa do preço da pasta na China e consequente ajuste (mais moderado) na Europa.
Esta volatilidade nos preços da pasta contrastou com a estabilidade nos preços do papel de impressão e escrita. Em paralelo, a sazonalidade resultou numa desaceleração das encomendas na Europa. Ainda assim, o último trimestre superou as expectativas iniciais, graças ao crescimento do segmento de Tissue, que continua a apresentar um bom desempenho.
Em termos homólogos, o EBITDA aumentou 14,5%, para 431,3 milhões de euros. A margem EBITDA também cresceu de 25,8% para 27,5%, graças ao controlo de custos que permitiu reduzir os cash costs de todos os segmentos entre 4% e 12%.
Por fim, o lucro líquido teve um crescimento robusto nos primeiros nove meses, subiu 20,3%, para 241,4 milhões de euros (0,34 euros por ação).
Este último trimestre é ilustrativo da assertividade da estratégia da Navigator. Apesar da queda dos preços de pasta de papel nos mercados internacionais, os resultados não se ressentiram. Isto porque o peso dos produtos de maior valor acrescentado e com preços mais estáveis é cada vez maior.
Revemos ligeiramente em alta as nossas estimativas de lucros por ação para 0,43 euros tanto em 2024 como em 2025 (antes 0,41). Para 2026 estimamos 0,45 euros.
Conselho
A pressão sobre o preço da pasta de papel nos mercados internacionais pode ter influência negativa na cotação a curto prazo. Por outro lado, a solidez das contas e do modelo de negócio, aliada ao bom dividendo, são razões mais que suficientes para manter o título em carteira.