O lucro da EDP Renováveis (EDPR) subiu 163% no semestre, para os 0,20 euros por ação, um valor acima do previsto. Na base está o aumento dos ganhos com a rotação de ativos, estratégia importante para financiar o crescimento do grupo, e a melhoria do desempenho operacional, que mais que compensaram a descida de 40% dos resultados financeiros, em virtude do aumento da dívida líquida, e o impacto negativo de 46 ME com projetos em desenvolvimento na Colômbia. No total, o EBITDA subiu 27%, graças aos ganhos com a venda de ativos e também à subida de 5% da produção de energia renovável (capacidade instalada: +9,5%).
Apesar de ter baixado o investimento previsto até 2026, a empresa mantém a estratégia de crescimento ambiciosa, focada nos principais mercados (Europa e América do Norte) e irá fazer novas vendas de ativos no segundo semestre, o que estimulará os resultados.
O risco de Trump ganhar as eleições e reduzir os apoios ao setor existe, mas é relativizado pela EDPR, já que no anterior mandato a atividade do grupo não foi afetada. A descida das taxas de juro é positiva para a empresa. Subimos a previsão de lucros por ação em 2024, de 0,38 para 0,40 euros mas mantemos a de 2025 em 0,56.
Conselho
Os resultados foram bons e mostram alguns sinais de melhoria da conjuntura do setor, abrindo as portas a maior crescimento. Aproveite o nível mais baixo da cotação para comprar.