A Cofina SGPS anunciou uma redução do capital social de 41 milhões de euros para 4 milhões de euros. Diminuindo o número de ações de 102 mil para 10,2 mil. Ou seja, por cada 100 ações detidas, o investidor ficará com 10, um fator de 0,10. Este processo acarreta uma contrapartida de 0,40 euros por ação amortizada, a ser pago dia 5 de julho.
Posteriormente, a partir de 12 de julho, estará disponível o pagamento das reservas livres no montante de 11.2 milhões de euros. O montante bruto por ação é de 1,10 euros, sujeito a retenção de IRS/IRC conforme as regras e taxas em vigor na data do pagamento.
No total, um investidor com 100 ações receberá 47 euros. Dos quais 36 euros provêm da amortização (90*0,4=36) e os restantes 11 euros da distribuição de reservas (10*1,10=11). Este valor é sensivelmente o mesmo que receberia caso vendesse todas as ações no mercado, dado que a cotação atual é 0,47 euros.
Vender ou manter as ações depende essencialmente de dois fatores. O primeiro é a fiscalidade, lembre-se que se vender só pagará impostos sobre as mais valias. Por exemplo, se comprou 100 ações por 0,4 euros e as vender por 0,47 euros, só os 7 euros (0,07*100) é que serão tributáveis em sede de IRS à taxa de 28%.
Caso decida manter as ações, a contrapartida proveniente da amortização funciona na mesma ótica de mais-valia. Ou seja, a compensação de 0,4 euros por ação funcionaria como um preço de venda, e, voltando ao exemplo anterior, não seria registada nem mais-valia nem menos valia, pois, o preço de venda seria igual ao de compra. Por outro lado, a distribuição de reservas livres de 11 euros seria tributada na totalidade.
O outro fator são as perspetivas em relação ao futuro da Cofina SGPS, neste momento é uma empresa vazia e sem atividade cujo único interesse eram estes fundos que tinha disponíveis para distribuir pelos acionistas.
Os potenciais investimentos futuros do grupo não justificam, quanto a nós, a manutenção da ação. Como já lhe havíamos comunicado, não vemos qualquer interesse para a generalidade dos investidores em fazê-lo.
Se ainda a tem em carteira, venda e procure alternativas nas nossas recomendações de compra. Dada esta situação, vamos também deixar de acompanhar a Cofina SGPS.