Accenture: IA abre mais oportunidades de negócio
Publicado em: 04 junho 2024Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A norte-americana Accenture oferece serviços de consultoria a empresas (estratégia, tecnologia, operacional, etc.) e outsourcing (TI, administrativo, etc.). Estas duas áreas de negócio geraram 52% e 48% da receita, em 2022/23, respetivamente (fecho anual a 31/08).
Os serviços da Accenture permitem que os clientes otimizem operações e estratégias, acelerem o crescimento e reduzam custos. O outsourcing é popular em tempos de crise quando os clientes procuram reduzir custos, enquanto a consultoria está mais em sintonia com o estado da economia. A Accenture concorre com os 4 gigantes (Big Four) Deloitte, PWC, Ernst & Young e KPMG (não estão cotadas). Outros concorrentes estão nos serviços de TI, como a IBM, Cognizant, Capgemini e as gigantes indianas Tata Consultancy Services e Infosys.
A Accenture está bem diversificada geograficamente (América do Norte: 47% das receitas, Europa: 33%, outros: 20%) e por setores de negócio dos clientes. Fatores que contribuem para o nível de risco baixo que atribuímos à ação (2 em 5). O grupo emprega 733 mil pessoas, em mais de 120 países e oferece serviços a mais de 75% das 500 maiores empresas do mundo.
Os acionistas da Accenture têm motivos para celebrar. Nos últimos 10 anos, o rendimento foi de 19% ao ano em média, bem acima do setor dos serviços de TI (10%). A receita e o lucro por ação aumentaram 7,7% e 10,7% ao ano, respetivamente, em média, no mesmo período. Este crescimento foi impulsionado pela pandemia e aceleração da transformação digital (cloud, trabalho remoto) que levou muitas empresas a rever as suas operações e estrutura.
A amplitude do serviço oferecido pela Accenture, as suas reconhecidas competências e a fidelização dos seus clientes permitem-lhe cobrar preços elevados e gerar uma rentabilidade confortável (espera 15,5% em 2023/24). Além disso, a maioria das receitas é recorrente (contratos de longo prazo) e, apesar da solidez financeira, a Accenture gere bem a liquidez, favorecendo aquisições bem direcionadas em áreas promissoras. Ao mesmo tempo, recompensa generosamente os acionistas, através da compra de ações próprias e dividendos crescentes.
Nos últimos anos, a Accenture tem apostado nos serviços tecnológicos que geram agora 64% da receita (55% há 5 anos). É nesta área que consegue acrescentar mais valor às empresas clientes, que carecem de competências nestas matérias complexas.
A Accenture investiu fortemente nos últimos para melhorar as suas competências na inteligência artificial, o seu novo motor de crescimento. E a sua posição de liderança facilita a atração de colaboradores. Até agora, constituiu uma equipa de 53 mil funcionários especializados em IA. Os contratos ligados à IA generativa totalizaram 600 milhões de dólares no trimestre (500 milhões no trimestre anterior), tornando-a uma das tecnologias de crescimento mais rápido na história da empresa.
Com a divulgação dos últimos resultados trimestrais, a Accenture reportou uma procura mais fraca do que o esperado. Os novos contratos caíram 2% em relação ao ano anterior e reviu as suas metas anuais para +1% a 3% nas receitas (contra 2% a 5% antes). A notícia foi mal recebida pelos investidores pouco habituados a deceções. O grupo destaca a redução de orçamentos nas empresas, devido às incertezas geopolíticas e económicas.
Na consultoria, o abrandamento foi marcado por uma quebra de 3% no volume de negócios. O outsourcing continuou a crescer (+3%), desempenhando o seu papel de contrapeso. Portanto, o atual abrandamento da procura não parece preocupante e as perspetivas de crescimento a médio e longo prazo da Accenture permanecem sólidas, com a digitalização contínua e a chegada da inteligência artificial como um motor de crescimento. Esperamos lucros por ação de 11,7 dólares em 2023/24 e 13 dólares em 2024/25.
A atual debilidade da procura é apenas temporária. A Accenture tem trunfos para continuar a ganhar quota de mercado e aproveitar ao máximo as fortes perspetivas de crescimento disponíveis no setor, nomeadamente a inteligência artificial.
Os fundamentais da ação são de alta qualidade: rentabilidade confortável, posição financeira sólida, crescimento constante dos lucros, geração de caixa recorrente e com a cotação num nível razoável. Aproveite a recente queda da cotação para comprar.