Em 2023, a empresa de Warren Buffett registou resultados recordes: lucro por ação de 44 dólares contra um prejuízo de 10 dólares em 2022. Esta melhoria significativa deveu-se à recuperação das bolsas e que permitiu registar mais-valias não realizadas de 59 mil milhões de dólares na carteira das cotadas face a perdas não realizadas de 54 mil milhões em 2022.
Nas empresas não cotadas, o resultado subiu 21% para 37,5 mil milhões. O bom resultado dos seguros (aumento dos prémios e diminuição dos sinistros) compensou o desempenho dos setores da energia e do transporte ferroviário (aumentos salariais, regulamentação). Apesar das compras de ações próprias totalizarem 9 mil milhões no ano passado, o caixa subiu para um recorde de 168 mil milhões.
Como será utilizada esta montanha de dinheiro? Segundo Warren Buffett, as oportunidades de investimento são escassas num mercado que está mais próximo de um casino do que quando era jovem. A perspetiva de cortes de juros levantará mais questões (a liquidez é investida principalmente em títulos do Tesouro dos EUA). Ainda assim mantemos as estimativas de lucro por ação: 18 dólares em 2024 e 20 dólares em 2025.
Conselho
Dada a subida da cotação, a BH está menos atrativa. Além disso, continua muito dependente da evolução da Apple e a incapacidade de reinvestir dececionará o mercado. Pode manter.
Cotação à data da análise: 404,98 USD.