Apple
Manter
A Apple acaba de ser destronada pela Microsoft e já não é a cotada mais valiosa do mundo. De facto, o início de 2024 foi marcado pelo anúncio de uma incomum redução no preço de venda do recente iPhone 15 na China (19% da receita). Os chineses favorecem cada vez mais as gigantes locais Huawei e Xiaomi num contexto de tensão entre a China e os EUA.
Noutros países a procura de iPhones (52% da receita) permanece sólida, apesar de uma conjuntura débil que viu o número de smartphones vendidos em todo o mundo cair para um mínimo de uma década. Em 2023, a Apple chegou a tornar-se a maior vendedora de smartphones do mundo, à frente da sul-coreana Samsung líder desde 2010. Para o trimestre que inclui a temporada natalícia, a Apple espera uma queda na receita, mas estamos otimistas para o futuro. O grupo é financeiramente sólido e conta com uma base de clientes pouco sensíveis aos preços e um ecossistema poderoso. Esperamos lucros por ação de 6,6 dólares em 2023/24 e 7,1 dólares em 2024/25.
Depois de atingir um novo máximo histórico, a cotação desacelerou devido às vendas dececionantes do iPhone 15 na China. A valorização ainda é um pouco elevada, mas razoável tendo em conta os muitos trunfos da Apple.
Euronav
Aceitar a oferta
Embora as tarifas de transporte de petróleo permaneçam muito bem orientadas, a nova administração da Euronav quer seguir uma estratégia que responda às futuras regulamentações de emissão de CO₂, cada vez mais rigorosas no transporte marítimo. Mas essa orientação, acelerada pela aquisição da CMB.TECH, será dispendiosa e arriscada. Tendo em conta os investimentos previstos, é provável que os dividendos se tornem menos generosos. E a cotação da Euronav também deverá ser penalizada.
Os investidores vão ser desencorajados pela menor liquidez das ações (se a oferta for bem sucedida) e pela grande variedade de atividades, o que fará da "nova Euronav" uma verdadeira holding.
Recorde-se que a família Saverys comprou as ações da Euronav detidas por J. Fredriksen (Frontline) e passou a possuir 49,05% do capital Euronav. Uma vez que o limiar de 30% foi ultrapassado, teve de lançar uma oferta pública de aquisição do total. A previsão para fim da oferta é 15 de março e o preço oferecido é de 17,86 dólares por ação (16,39 euros). Dadas as incertezas em torno da “nova Euronav” e tendo em conta que preço oferecido está correto: aceite a oferta.
TotalEnergies
Manter
A petrolífera francesa publicou alguns indicadores preliminares da atividade no quarto trimestre. A produção diária de hidrocarbonetos foi de 2,45 milhões de barris, conforme anunciado em outubro. O crescimento da produção de GNL compensou parcialmente a venda de ativos de areias petrolíferas no Canadá. As margens de refinação mais baixas e a fraca procura petroquímica na Europa pesarão sobre os lucros a jusante.
Estimamos que os lucros da TotalEnergies diminuam em 2024 em comparação com 2023.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.