Depois da criação da Sparkfood, dedicada à alimentação sustentável e saudável, um consórcio liderado pela Sonae, com mais dois administradores e o CEO da empresa alvo, anunciou uma OPA sobre a Musti, cotada na bolsa de Helsínquia que é líder de mercado no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos (Finlândia, Suécia e Noruega).
Após já ter adquirido 1,7%, a Sonae oferece agora 26 euros por ação, um prémio de 27,1% face à cotação de fecho do dia anterior e de 40,4% face ao preço médio ponderado dos últimos seis meses, avaliando a Musti em 868 milhões de euros. Se a OPA tiver sucesso (não estará concluída antes de fevereiro), a Sonae ficará com 98% do capital. Face às boas perspetivas do setor e ao histórico de crescimento da Musti, a compra é boa e insere-se na estratégia do grupo de procurar novos polos de crescimento.
Na sequência da sua joint-venture com o Bankinter para a área financeira, a Sonae anunciou ainda a venda 50% da Universo por 42 milhões de euros, gerando uma mais-valia de 12 milhões de euros. O objetivo é criar um operador líder no crédito ao consumo em Portugal e investir na sua internacionalização.
Mantemos as previsões de lucros por ação de 0,16 euros em 2023 e de 0,12 em 2024.
Conselho
É recorrente a Sonae fazer alterações no seu portfólio de ativos, procurando criar ou desenvolver líderes de mercado. O retalho alimentar continua a ser o principal negócio do grupo mas a diversificação é positiva. Comprar.