O produtor de equipamentos para o setor semicondutores reportou resultados melhores do que o esperado no exercício de 2022/23 (fecho a 31/10): lucro por ação +9% para 8,16 dólares.
E as metas reveladas para o trimestre são bastante convincentes. Porém, mudamos o conselho? Porquê?
Por um lado, segundo algumas fontes, a Applied, estará a ser objeto de uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre a venda de equipamento à empresa chinesa de semicondutores, SMIC, sem ter obtido a autorização necessária.
Apesar da Applied se mostrar tranquila sobre o dossiê corre o risco de multas pesadas. Por outro lado, após a valorização de mais de 50% em 2023, a ação parece agora demasiado valorizada face a este novo risco.
O rácio cotação/lucro é de 20 (17 do setor) e as perspetivas de crescimento não são muito melhores. Estimamos lucros por ação de 7,3 dólares em 2023/24 8 em 202 4/25.
Conselho
Dado o risco de multas devido a vendas potencialmente ilícitas para a China e uma valorização em bolsa demasiado elevada deve encaixar mais-valias.
Se seguiu o nosso conselho de compra em fevereiro de 2020, o rendimento foi de 130% (49% do Nasdaq).
Pode reinvestir nas ações da concorrente ASML, que tem vantagens competitivas mais fortes e cuja avaliação permanece razoável.
Pode vender.
Cotação à data da análise: 149,48 dólares americanos.