As receitas da Altri caíram 25,4%, para os 601 milhões de euros (ME). A causa foi a menor procura e preços mais baixos de pasta de papel em 2023. Esse cenário impactou diretamente os resultados, com uma contração de 56,4% no EBITDA, que totalizou 97,5 ME.
Desde o início de 2023, houve uma redução dos principais custos variáveis, incluindo eletricidade, gás natural, químicos e transporte marítimo. Contudo, essa redução não foi suficiente para compensar a queda de preços da pasta de papel no mercado. Resultando na evolução negativa da margem EBITDA, que se situa nos 16,2%, uma quebra de 11,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.
A dívida líquida aumentou para 391,4 ME, um crescimento homólogo de 8,7%. O que, aliado à queda do EBITDA, eleva o rácio de dívida líquida/EBITDA para 2,2x (face a 1,6x no período homólogo). Este rácio indica o número de anos de atividade que a empresa precisa para poder pagar a dívida e, sendo superior a 2, pode indicar que a situação financeira não é muito sólida.
A Altri continua a investir. A nova caldeira de biomassa na unidade industrial Caima vai trazer melhorias operacionais. Já a decisão final de investimento no projeto Gama, na Galiza, está cada vez mais próxima e deve ser anunciada no início de 2024.
A queda de preço da pasta de papel este ano, foi mais acentuada do que antecipávamos. Como tal, revemos a estimativa de lucros por ação para 0,18 euros em 2023 (antes 0,30). No entanto, a inversão da tendência dos preços da pasta dá perspetivas mais animadoras para 2024, mantemos a previsão de 0,35 euros de lucros por ação no ano que vem.
Conselho
Apesar das dificuldades, a Altri destaca o aumento de procura de pasta de papel na China, que está a impactar positivamente os preços na Europa. Ainda assim, o futuro permanece sujeito às condições do mercado global de pasta de papel. Além disso, como referimos anteriormente, a alienação da Greenvolt tornou as ações da Altri menos atrativas. Na nossa opinião a ação não apresenta nesta altura, uma boa relação risco-retorno pelo que continuamos a recomendar a venda.