Nvidia
Manter
Muito aguardados, os resultados trimestrais da gigante americana dos semicondutores, Nvidia, não dececionaram.
No segundo trimestre de 2023/24 (fecho anual: 31/01), o volume de negócios disparou 101% e o lucro por ação 429% numa base comparável.
Um desempenho excecional impulsionado pela forte demanda por chips dedicados à inteligência artificial nos quais a Nvidia domina o mercado.
Os objetivos para o trimestre atual são de uma receita de 16 mil milhões contra 6 mil milhões no terceiro trimestre de 2022/23.
A cotação atingiu um novo máximo histórico de 502,66 dólares. Mesmo tendo recuado um pouco dessa fasquia, ainda acumula uma valorização de 212% em 2023 (contra +58% e +32%, respetivamente, da média das ações de semicondutores e da tecnologia em geral; variações em euros).
Deve entrar nesta onda? Pensamos que não. É certo que, dado o impressionante crescimento dos lucros, o rácio cotação/lucros esperados de 35 (23 em média para o setor dos semicondutores) não é assim tão elevado.
Mas a Nvidia será incapaz de manter consistentemente taxas de crescimento tão elevadas.
A Inteligência artificial generativa (por exemplo, ChatGPT) veio no momento certo para o grupo, já que as vendas de semicondutores para data centres estagnaram em 2022, ano que terminou com uma queda de 50% da cotação da Nvidia.
Um bom “lembrete” para conter otimistas irracionais. À cotação atual, se já detiver, pode manter as ações da Nvidia desde que não tenham assumido um peso excessivo no total da carteira.
Recordamos que esta ação não faz, de momento, parte da nossa seleção pelo que não é analisada regularmente.
Waste Connections
Comprar
Os resultados trimestrais da Waste Connections registaram uma queda de 7%, mas em linha com as nossas expectativas.
O grupo reduziu ligeiramente a previsão de receitas para 2023 para refletir o desaparecimento das sobretaxas que tinha imposto no ano passado aos seus clientes.
No entanto, o ritmo de crescimento da economia dos EUA permite aumentar ligeiramente a sua previsão de lucro operacional.
Zurich Insurance
Manter
Os resultados trimestrais da seguradora ficaram em linha com as nossas expectativas. O lucro operacional manteve-se estável ao longo do semestre, mas diminuiu nos seguros não-vida.
O montante dos prémios cobrados aumentou 10% graças à subida de 6% das tarifas. O atrativo dividend yield permanece o principal trunfo desta ação.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.