O abrandamento da procura global de pasta de papel durante o primeiro semestre de 2023, devido ao menor dinamismo da atividade económica, levou a Altri a registar um nível de receitas 18,2% inferior ao primeiro semestre de 2022.
A descida dos custos acelerou, mas não o suficiente para compensar a queda dos preços de papel e pasta nos últimos meses, também afetados pelo aumento da oferta.
A Altri registou um EBITDA de 81,2 ME, -37,9% face ao período homólogo. Também a margem EBITDA de 19%, apresentou um decréscimo face aos 25,1% de 2022.
O resultado líquido foi de 27,7 ME (0,14 euros por ação), uma queda de 60,3% face ao mesmo período do ano passado.
Em maio de 2023, o Grupo Altri distribuiu aos seus acionistas um dividendo em numerário de 0,25 euros por ação e ainda um dividendo em espécie de mais de 23 milhões de ações da Greenvolt (11 ações da Greenvolt por cada 100 ações da Altri).
Em maio de 2023, a Altri concluiu a venda das ações remanescentes detidas da Greenvolt e deixou de ter qualquer participação na empresa.
A Altri continua a trabalhar na melhoria da eficiência das suas unidades industriais.
Nomeadamente, através da instalação de unidades de produção de energia elétrica fotovoltaica e da nova caldeira de biomassa da Caima, que irá tornar esta unidade industrial livre de combustíveis fósseis, e ainda irá produzir eletricidade que será vendida à rede pública.
A decisão final de investimento relativamente ao projeto Gama será tomada até ao final de 2023, é um projeto transformacional, que implica a construção de uma nova unidade industrial de produção de pasta solúvel e fibras têxteis sustentáveis, na Galiza, em Espanha.
Conselho
Por um lado, com a alienação total de um dos ativos com mais potencial, a participação na Greenvolt, a Altri tornou-se menos atrativa.
Por outro, devido à desfavorável conjuntura atual do mercado de pasta e papel, os lucros no curto prazo serão limitados.
Por isso, revemos em baixa as nossas estimativas de lucros por ação para 0,30 euros em 2023 (antes 0,54) e 0,35 euros em 2024 (antes 0,52).
Assim, e apesar da empresa ser bem gerida e estar a fazer investimentos promissores, consideramos que o potencial de valorização é limitado.
Como tal, a esta altura decidimos alterar o conselho de manter para vender. Consideramos que há nesta altura ações mais atrativas.
Consulte as ações em que temos conselho de compra.
Cotação à data da análise: 4,468 euros.