No final da tarde desta quinta-feira, a Media Capital formalizou uma proposta de compra da Cofina Media com um enterprise value de 80 milhões de euros. Sendo que 45 milhões serão em assunção de dívida e o valor a pagar será de 35 milhões.
Apesar deste importante desenvolvimento, a cotação bolsista da Cofina SGPS não apresenta grandes variações no dia de hoje. Valoriza apenas 1,7%, o que valida o que tínhamos referido no último texto de que a maior parte da valorização já terá ocorrido.
Para que o negócio se realize é necessário que a Autoridade da Concorrência (AdC) não se oponha e haja aprovação por parte da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Com esta aquisição a Media Capital tornar-se-ia líder de audiências com a TVI, CMTV, CNN Portugal e TVI ficção a perfazer um total de 24,5% de share contra os 23% do grupo SIC.
Além de formalizar esta proposta, a Media Capital informou que espera ser contactada pela Cofina SGPS no caso de a presente proposta ser superada por outra que venha a ser apresentada por outro interessado. O que indica que o grupo Media Capital, que é liderado por Mário Ferreira, poderá estar disposto a aumentar a parada.
Este é um bom cenário para os acionistas da Cofina SGPS: há dois interessados na aquisição dos ativos da holding, o que lhe dá poder negocial e alguma margem de manobra para tentar obter a melhor oferta.
Por outro lado, a operação de MBO com a participação de acionistas que detêm 41% da Cofina SGPS terá sempre uma maior probabilidade de sucesso do que um takeover agressivo vindo de um concorrente direto.
Não é expectável que nenhum dos grupos entre em loucuras e apresente uma proposta muito acima das que já foram formalizadas.
Se detém ações poderá ser uma boa altura para pensar em reduzir a sua posição, mantendo alguma exposição ao título tendo em conta a possibilidade de uma guerra de licitações pela Cofina Media. Embora pensemos que o valor da proposta não deverá subir de uma forma muito significativa e que, portanto, a maior parte da valorização já terá ocorrido.