No primeiro trimestre de 2023, o Grupo Altri registou receitas de 224,7 milhões de euros (ME), uma queda de 9,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A razão desta diminuição é o declínio do volume de vendas devido ao efeito de “destocking” (redução dos stocks) na indústria de pasta e papel. Consequência da desaceleração na procura global e normalização da logística mundial.
O EBITDA do Grupo foi de 50,2 ME, representando uma queda de 17,6% em comparação com o período homólogo. A margem EBITDA registada foi de 22,3%, abaixo dos 24,5% reportados no primeiro trimestre de 2022. O Resultado Líquido atingiu os 19,6 ME, ou 0,09 euros por ação, representando um decréscimo de 34,3%.
Apesar da conjuntura desafiante, a Altri mantém um nível de dívida estável, com um rácio de Dívida Líquida/EBITDA LTM de 1,1x e uma dívida líquida de € 327,5 milhões.
A empresa continua a explorar oportunidades para melhorar a eficiência das suas unidades industriais. A expectativa é de que, ainda em 2023, aumente a capacidade de geração de energia elétrica, através de novas centrais fotovoltaicas e do aproveitamento do excesso de energia da nova caldeira de biomassa da Caima.
Além disso, o Grupo Altri está a desenvolver o projeto Gama, que envolve a construção de uma nova unidade industrial de produção de pasta solúvel e fibras têxteis sustentáveis, na Galiza. É esperado que uma decisão final de investimento seja anunciada até o final de 2023. A empresa está empenhada no estudo de impacto ambiental, projeto de engenharia, estudo de viabilidade económica, estrutura de financiamento e acesso a fundos da União Europeia.
O segundo trimestre deverá ser igualmente desafiante. A Altri acredita que o contexto de "destocking" ao longo da cadeia de valor da indústria é consequência de algum abrandamento económico e normalização da logística global. No entanto, espera-se que esse processo esteja a aproximar-se do fim, o que pode levar a uma melhoria nas perspetivas de evolução dos preços. Observa-se também uma descida dos custos variáveis por tonelada, uma tendência que se espera acelerar nos próximos trimestres.
Conselho
A Altri enfrentou condições desafiadoras na indústria de pasta e papel no primeiro trimestre e as expectativas para o curto prazo são semelhantes. Revemos em baixa os lucros por ação, com 0,54 euros em 2023 (antes 0,59) e 0,52 em 2024 (antes 0,57).
Ainda assim, a empresa continua a explorar oportunidades de crescimento e a trabalhar na otimização dos processos produtivos. Estaremos atentos aos próximos trimestres para avaliar a resposta aos desafios. Mantenha em carteira.