Condições da oferta
A oferta não está condicionada à aquisição de um número mínimo de ações. No entanto, está limitada à aquisição de um máximo de 6.280.279 de ações, 20% do total de ações existentes. O lançamento da oferta encontrava-se sujeito a algumas condições precedentes, que, entretanto, já se verificaram:
- A aprovação em Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas do balanço reportado a 31 de dezembro de 2022;
- A redução de capital social por redução do valor nominal da totalidade das ações representativas do capital social. A finalidade foi libertar reservas necessárias à concretização da oferta, tendo o capital social sido reduzido de quase 33 milhões de euros para pouco mais de 942 mil. Uma redução do valor nominal unitário das ações para 0,03 euros.
- A redução de capital social por amortização de ações próprias a serem adquiridas no âmbito da oferta. Por exemplo, num cenário de aceitação total da oferta (6.280.279 Ações), o capital social atual da Novabase de 942 041 euros seria reduzido para 753 633.
Resultados e liquidação da oferta
O apuramento e divulgação dos resultados da oferta estão previstos para o 1.º dia útil após o termo do prazo da oferta, ou seja, 19 de abril de 2023.
O processamento da liquidação física e financeira deverá ocorrer no 2.º dia útil a seguir à data de apuramento e divulgação dos resultados, ou seja, 21 de abril de 2023.
Objetivos da aquisição
Apesar dos bons resultados, o retorno acionista de 2022 foi de -13% influenciado pela conjuntura macroeconómica, especialmente no setor das TI.
Relativamente ao guidance para 2023 (definido no Strategy Update 2019+), é altamente improvável que o NextGen atinja os objetivos definidos, uma vez que a pandemia atrasou a execução da estratégia em pelo menos 2 anos.
Adicionalmente, os custos para a internacionalização em maior escala, a inflação salarial e os investimentos necessários continuarão a pressionar a rentabilidade.
Neste contexto de enorme incerteza, e sendo certo que demorará mais tempo do que antecipado para a Novabase atingir os objetivos que haviam sido definidos, esta OPA é uma oportunidade adicional de remuneração para os acionistas.
Conselho
O valor de compra por ação de 4,85 euros, 10,7% acima da cotação de fecho anterior ao anúncio da OPA e 1% acima da atual, é uma oferta considerável, mas não irrecusável.
Não aceite a OPA, não consideramos que seja o momento para se desfazer das suas ações da Novabase. A remuneração aos acionistas será elevada este ano e a cotação mantém potencial de valorização.
Esperamos que os resultados continuem a crescer e prevemos lucros de 0,29 euros por ação em 2023 e 0,35 euros em 2024.
Tal como já havíamos referido no último texto em que analisámos os resultados de 2022 da empresa e o anúncio desta mesma OPA, consideramos que caso detenha ações da Novabase as deve manter.