A Navigator Company anunciou a compra da totalidade do capital social da GC Consumer, uma empresa produtora de papel Tissue com fábricas em Espanha e França. Este negócio aumentará a capacidade de produção anual de papel Tissue (lenços de papel, rolos de cozinha ou papeis higiénicos) da Navigator em 35.000 toneladas, passando a um total de 165.000 toneladas anuais.
A Navigator estima que passará a ter cerca de 300 milhões de euros (antes 200) de vendas consolidadas na área de negócio do Tissue. O que significa um aumento de 50% do volume desta área, que anteriormente era a menor das 4 atividades da Navigator (Pasta, Papel UWF, Energia e Tissue) e que agora passará a ser a segunda maior, em volume de negócios.
A integração destas novas fábricas permitirá à Navigator posicionar-se como o segundo maior produtor ibérico de Tissue. Além disso, as localizações em Saragoça e Castres possibilitarão uma gestão mais otimizada da carteira de clientes ibéricos e contribuirão para potenciar a exploração de novos negócios em Espanha e França.
A GC Consumer apresentou em 2022 um volume total de vendas de 115,6 milhões de euros. Valor pouco significativo quando comparado com os mais de 2,2 mil milhões que estimámos para a Navigator em 2022.
Apesar de não ser uma aquisição de grande envergadura, tendo em conta a dimensão global da empresa, a Navigator reforça a sua posição num segmento de mercado estratégico onde a empresa pretende crescer.
A tendência para a poupança de papel em ambiente empresarial, o “be green, don't print!” tem levado a Navigator a procurar oportunidades de negócio alternativas às resmas de papel para impressão (UWF), e o Tissue é uma importante componente dessa estratégia.
Esta aquisição enquadra-se, portanto, no plano de crescimento e diversificação do grupo e é complementar à atividade atualmente desenvolvida, quer do ponto de vista industrial quer comercial.
O nosso conselho
A Navigator comunicou à CMVM que o valor em que avalia esta aquisição ascende a 85 milhões de euros. Tendo em conta este valor consideramos que o negócio é economicamente viável. Ainda para mais se considerarmos o longo historial de gestão assertiva da Navigator e a inteligência estratégica desta aquisição. Parece-nos que estão reunidas as condições para que se venham a recolher frutos no futuro. A Navigator irá anunciar os resultados anuais no próximo dia 16 de fevereiro. Por enquanto, não alteramos o nosso conselho de manter a ação.
Cotação à data da análise: 3,26 euros