GreenVolt aumenta capital
Publicado em: 20 junho 2022Apesar de só ter entrado em bolsa há menos de um ano, a GreenVolt já reviu em alta os seus objetivos iniciais, com o investimento para os próximos cinco anos a subir para o intervalo entre 3,8 mil a 4,2 mil milhões de euros (ME), mais do dobro dos 1,5 mil a 1,8 mil ME originais.
Além disso, a aposta por segmentos de negócio também é diferente. Em julho, aquando do IPO, a GreenVolt previa que metade do EBITDA tivesse origem na biomassa (negócio inicial) e a outra metade no solar, eólico e geração distribuída. Agora a empresa aponta para que a biomassa pese apenas 30%, a geração distribuída 15% e o solar e eólico gerem 55% do EBITDA, que a empresa espera que possa crescer, em média, 43% ao ano, entre 2021 e 2026.
Neste contexto, a GreenVolt anunciou que vai fazer um aumento de capital de até mais 12,78%, no qual prevê obter perto de 100 ME. O encaixe servirá para acelerar o plano de desenvolvimento, que inclui 6,6 GW de projetos em carteira face aos anteriores 3,6 GW, sobretudo na energia eólica e solar, em diversos países europeus e nos EUA, reforçar o segmento da geração distribuída, e conferir mais liquidez ao grupo após as recentes aquisições.