- Investimentos
- Ações
- Análises de Ações
- Em destaque: AB InBev, Autodesk, bpost, Iberdrola, Renault
Em destaque: AB InBev, Autodesk, bpost, Iberdrola, Renault
Há um ano - 2 de março de 2022AB InBev
Ao leme há dois trimestres, a nova administração mantém-se confiante após quarto trimestre melhor do que o esperado. Para 2021, com base num aumento orgânico da receita de 15,6%, o lucro por ação subiu 44,4% para 2,37 euros.
Uma evolução originada pela saída gradual da pandemia e o aumento dos preços (+6%) liderados pelas marcas premium (+23,5%) e os produtos inovadores.
Fatores ainda válidos para 2022, sendo que o grupo está pouco exposto à Ucrânia e à Rússia. No entanto, é preciso mais melhorias. Em primeiro lugar, é necessário dinamizar a América do Norte, o seu maior mercado (volumes estáveis em 2021).
Em segundo lugar, a pesada dívida herdada da aquisição da SABMiller em 2016 continua a diminuir (4 vezes o EBITDA contra 4,8 vezes há um ano), mas ainda não foi atingida a meta de 2 vezes o EBITDA. Por isso, há prudência no dividendo, limitado novamente este ano a 0,5 euros por ação.
Por fim, o impacto da inflação, provavelmente mais forte em 2022 do que em 2021, é incerto. O grupo espera que conduza mais clientes para as marcas mais rentáveis premium.
Aposta arrojada mas necessária porque a margem operacional continua frágil (25% contra 31% em 2019).
Impulsionada por um bom quarto trimestre, a AB InBev quer tranquilizar, nomeadamente na gestão da dívida e nas perspetivas inflacionistas. Graças às marcas premium estamos moderadamente otimistas. Manter.
Autodesk
O especialista em software de modelação divulgou resultados do exercício de 2021/22 (fecho a 31/01) em linha com as nossas expectativas. As receitas subiram 16% e os lucros ganhos por ação 25% numa base comparável para 2,26 dólares.
A procura está no bom caminho em todos os produtos e serviços da Autodesk e a fidelização dos clientes é inegável. O suficiente para enfrentar calmamente o exercício atual. Assim, para 2022/23, a administração espera que as encomendas aumentem de 22% a 25% contra 16% em 2021/22.
E a transição em curso para um modelo de comercialização de software baseado em subscrições está a impulsionar a rentabilidade. Assim, a margem operacional deverá ser de 21% em 2022/23, contra 14% em 2021/22 e os lucros por ação deverão aumentar mais de 30% numa base comparável. Perante esta perspetiva também revemos em alta as nossas estimativas de lucros por ação para 4,1 dólares em 2022/23 e 5,2 dólares em 2023/24.
Os objetivos sólidos anunciados para o exercício em curso levam-nos a rever em alta as nossas estimativas de lucros. O aumento das encomendas poderá atingir 25% este ano e a margem operacional aumentar significativamente. Uma dinâmica favorável baseada em fundamentos sólidos que merece ser valorizada. Comprar.
bpost
A empresa postal divulgou resultados sólidos em 2021 graças, em particular, a uma melhor gestão do pico de atividade do final do ano. Com base neste, a bpost regressará ao dividendo pagando 0,49 euros por ação em maio.
No que diz respeito às perspetivas para 2022, a administração é menos ambiciosa do que em 2021, devido às pressões inflacionistas e ao aumento da concorrência por parte da Amazon.
Reduzimos as estimativas de lucros por ação previstos para 1 euro em 2022 e 1,05 euros em 2023. Apesar disso, à cotação atual, as ações continuam atrativas e o rendimento do dividendo é de 8%. Comprar.
Iberdrola
A Iberdrola fechou 2021 com um lucro de 0,61 euros por ação, um resultado muito acima das nossas estimativas (0,53 euros). O crescimento registado nos Estados Unidos e no Brasil (tarifas mais elevadas e a entrada em funcionamento de novas instalações) permitiu compensar o comportamento negativo das atividades em Espanha e no Reino Unido (turbulência causada pelo aumento dos preços do gás).
O atual forte ritmo de investimento (+3%) não diminuirá nos próximos anos. A empresa espanhola tem quase 7800 MW em construção (mais de 15% da capacidade instalada), apostando em energias renováveis, especialmente na eólica offshore.
Este esforço de investimento exigirá maior endividamento (a dívida cresceu para 6,98 euros por ação), mas a capacidade de geração de liquidez da Iberdrola melhorou e também a gestão da dívida: 80% é de taxa fixa pelo que está salvaguardada de eventuais aumentos dos juros. Revemos em alta as nossas previsões de lucros por ação de 0,57 para 0,65 euros em 2022 e de 0,62 para 0,67 euros em 2023.
A elétrica espanhola acelera ainda mais os investimentos para crescer acima do setor. A diversificação geográfica funciona como uma tábua de salvação contra os elevados preços da energia. Revemos em alta as nossas previsões de lucros. Manter.
Renault
A construtora francesa está particularmente exposta ao mercado russo através da subsidiária Avtovaz (marca Lada). A Renault tem uma quota de mercado de 29% e a Rússia é o segundo maior mercado do grupo (atrás da França) com 482 mil carros vendidos em 2021 (18% do total).
O grupo dispõe de meios para ultrapassar esta crise. Graças, em particular, ao seu plano de poupança de redução de 2 mil milhões de euros em custos fixos, voltou à rentabilidade. Manter.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.