Análise

Microsoft lança oferta de aquisição sobre a Activision

Publicado em:  19 janeiro 2022
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Se a operação de aquisição da Activision receber todas as autorizações necessárias, a Microsoft tornar-se-á o terceiro maior ator nos videojogos atrás da Tencent e da Sony.

A Microsoft, gigante do software e da cloud, lançou uma oferta de aquisição amigável de 69 mil milhões de dólares pela editora de videojogos Activision Blizzard. Um valor razoável para uma empresa líder no seu setor.

Se a operação receber todas as autorizações necessárias, a Microsoft tornar-se-á o terceiro maior ator nos videojogos atrás da Tencent e da Sony e posicionar-se-á bem para o desenvolvimento de jogos e do metaverso.

Espera-se que o negócio dos jogos veja a sua quota de receitas no grupo aumentar dos atuais 9% para 14% após a integração da Activision. As atividades de cloud e o software Windows e Office, atualmente bem orientadas, continuarão a ser as forças motrizes da Microsoft nos próximos anos, com um peso no volume de negócios que deverá manter-se em torno de 2/3.

Para o acionista da Activision Blizzard, a oferta dará a oportunidade de vender as ações por 95 dólares. Um prémio de 45% face à cotação de fecho na sessão em bolsa do dia anterior ao anúncio, e que é um bónus após a queda da cotação nos últimos meses, na sequência de um escândalo de assédio e práticas discriminatórias no grupo.

Por enquanto, a cotação ainda permanece 13% abaixo do preço da oferta de 95 dólares. Os investidores estão preocupados com a posição a tomar pelo regulador. No passado recente, a administração norte-americana tem sido muito crítica face às aquisições orquestradas pelos gigantes tecnológicos. Na pior das hipóteses, pode vetar a operação. No entanto, as práticas da Microsoft têm sido menos escrutinadas do que as do Facebook e da Alphabet (Google) pelo que este não é o cenário mais provável.

O nosso conselho

Microsoft: a compra da editora de videojogos, Activision Blizzard é a maior aquisição da sua história, tornando-se o número 3 dos videojogos atrás da Tencent e da Sony. Uma operação marginal para o grupo (3% da capitalização bolsista), mas estrategicamente coerente. Para a Microsoft, mantemos o conselho de compra.

Activision Blizzard: a cotação permanece 13% abaixo do preço oferecido (e correto) enquanto os investidores se interrogam se o regulador irá validar a operação. Depois da subida da ação com a oferta da Microsoft, deixamos de recomendar a compra mas não encaixe ainda as mais-valias. Mantenha o título.

 

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