EDP: produção desce 5% em 2021
Publicado em: 31 janeiro 2022Embora só apresente resultados anuais a 18 de fevereiro, a EDP já divulgou alguns dados operacionais referentes a 2021. A produção de eletricidade recuou 5% devido à queda da produção hídrica (-19%), na sequência da venda de 6 barragens em Portugal (final de 2020), e da produção a gás natural (-34%), graças também à venda de 2 centrais a gás em Espanha.
Pelo contrário, devido à forte aposta do grupo nas energias renováveis, que já representam 75% do total, a produção de energia eólica subiu 5% e a de energia solar cresceu 176%, fruto do reforço da capacidade instalada.
A distribuição de eletricidade aumentou 1% em Portugal e 87% em Espanha, devido sobretudo à aquisição da Viesgo, e cresceu 6% no Brasil, fruto da retoma da economia.
Por fim, o volume de eletricidade comercializado subiu 2%, graças ao aumento registado nos clientes industriais em Espanha, e o volume de gás baixou 30% devido, em parte, à venda das atividades de comercialização com clientes residenciais em Espanha.
A EDP prossegue com a sua estratégia de rotação de ativos, de modo a acelerar o crescimento nas energias renováveis e manter o endividamento controlado. Porém, a subida das taxas de juro não é uma boa notícia, pois implicará maiores custos financeiros. Por agora, mantemos as previsões de lucros por ação de 0,23 euros em 2022 e de 0,25 euros em 2023.