- Investimentos
- Ações
- 3 ações para investir no correio europeu
3 ações para investir no correio europeu
Há 4 meses - 17 de janeiro de 2022A crise sanitária acelerou as tendências no setor postal. O volume global de encomendas subiu 15,3% em 2020 devido aos confinamentos e à preferência pelo comércio online. Ao mesmo tempo, acelerou a “substituição eletrónica” do correio. O volume de correspondência convencional, incluindo correio publicitário, caiu 15,9% em 2020, mais do dobro do que em 2019. Só que, para a maioria dos operadores postais, o boom das encomendas permitiu mais do que compensar a queda do correio.
Embora a pandemia pudesse implicar uma deterioração da rentabilidade, os operadores postais conseguiram lucros confortáveis. A covid levou a custos adicionais e a transição para as encomendas e a logística do comércio eletrónico continuam a exigir elevados investimentos (capacidade de triagem, automação, entre outros). No entanto, graças ao aumento dos volumes e dos preços, a maioria dos operadores viu as margens aumentarem em 2020 e nos primeiros nove meses de 2021.
Conheça as três oportunidades de compra no setor do correio europeu.
Deutsche Post
- É uma das empresas mais rentáveis do setor. A margem operacional atingiu um recorde de 9,9% nos primeiros nove meses de 2021 (8,2% em 2020; 6,5% em 2019).
- A Deutsche Post, e a sua subsidiária DHL, estão também a beneficiar do aumento do outsourcing das cadeias de abastecimento por parte das empresas que querem reduzir o risco da dependência de poucos fornecedores. Até setembro de 2021, as receitas do grupo germânico aumentaram 22% (+5,5% em 2020).
- Com menor risco, aconselhamos a compra da Deutsche Post (capitalização de 66,5 mil milhões de euros). O grupo alemão realizou com sucesso a transição para as encomendas, graças à subsidiária DHL. E beneficia de uma vantagem de custos devido à escala. Além disso, a atual capacidade limitada de transporte internacional reforça o seu poder para fixar preços.
- À cotação atual, a ação está a negociar a 13 vezes os lucros esperados para 2022. A ação têm potencial para valorizar mais.
PostNL
- A PostNL também está em boa forma. A margem aumentou de 5,7% em 2019 para 7,5% em 2020 e deverá ter sido de 8,4% em 2021.
- Se aceitar um maior risco, para um retorno potencial mais elevado, invista na PostNL (capitalização de 1,9 mil milhões de euros), um dos operadores mais avançados na reorientação para as encomendas. Esta atividade representa 70% do volume de negócios e 75% do lucro operacional do grupo.
- A concorrência intensificar-se-á mas a PostNL é capaz de defender a sua forte posição no Benelux graças às parcerias com lojas online (Coolblue, Bol.com). As ações estão atualmente a negociar a 9 vezes os lucros esperados para este ano e o dividend yield é de 8,5%.
bpost
- A bpost perdeu terreno. Uma das melhores antes da pandemia (margem operacional de 8,1%, em 2019), a empresa registou uma redução da sua margem para 6,8%, em 2020, devido aos custos com trabalhadores temporários. Contudo, a margem terá recuperado em 2021.
- Os mais especuladores podem apostar na "reviravolta" da bpost (capitalização 1,5 mil milhões de euros). Em comparação com os concorrentes, o grupo belga ficou para trás na transição do negócio para o comércio eletrónico. A histórica divisão Mail & Retail ainda é dominante (50% das receitas e 66% do lucro operacional).
- Mas se a bpost se transformar, resultará numa clara valorização das ações (negoceia apenas a 7 vezes os lucros).
E os CTT?
Os CTT também beneficiaram do crescimento do mercado das encomendas para compensar do declínio estrutural do Correio. Os resultados têm melhorado significativamente, refletindo esta tendência. Em bolsa, o título gerou um rendimento de 98% em 2021, o mais elevado de todas as ações que acompanhamos. Aconselhamos a manter o título.
Leia também as nossas análise regulares ao desempenho do grupo português CTT.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.