- Investimentos
- Ações
- Análises de Ações
- Em destaque: Activision Blizzard, bpost, IBM e Kyndryl, Texas Instruments, Toromont
Em destaque: Activision Blizzard, bpost, IBM e Kyndryl, Texas Instruments, Toromont
Há um ano - 16 de novembro de 2021Activision Blizzard
Como temíamos, os escândalos de assédio e discriminação no seio da editora americana de videojogos estão a impactar o negócio. Mudanças na gestão e equipas criativas ligadas à Blizzard Studios levaram ao adiamento do lançamento do Overwatch 2 (FPS multijogador) e do Diablo IV (action RPG).
Agendados para 2022, só serão lançados em 2023, o que impacta nos lucros do próximo ano. Os adiamentos são comuns nas editoras de videojogos mas criam incerteza para os acionistas. Acresce que poderão ocorrer novos atrasos no desenvolvimento ou problemas após a comercialização mas, neste momento, são pura especulação.
A Activision Blizzard permanece sólida e capaz de lidar bem com estes atrasos. A atividade não está em causa numa perspetiva de médio prazo graças a uma carteira de videojogos já bem estabelecidos.
Salvo novos problemas, não está em causa o crescimento do grupo baseado em grandes títulos, inovação e aumento do número de jogadores. Os resultados do terceiro trimestre ficaram um pouco acima das expectativas, mas estão a abrandar em comparação com o período de confinamento.
Com base nas nossas estimativas de lucros por ação de 3,2 dólares em 2022, a ação está a negociar num rácio de 20,9, contra 30 nos últimos anos.
A recente queda da cotação é uma oportunidade interessante para apostar no setor dos videojogos. Comprar.
bpost
Como se esperava, as contas do terceiro trimestre mostram um regresso ao normal na maior parte das atividades. A principal divisão, Mail & Retail (48% do volume de negócios), que inclui o histórico negócio de correios na Bélgica, foi ainda suportada pelo envio de convocatórias para a vacinação.
E o decréscimo estrutural dos volumes de correio (-7,5%) continua a ser compensado pelo aumento das tarifas postais. A divisão Parcels & Logistics Europe & Asia (24% do VN) sofreu mais do que o esperado devido à queda dos volumes transfronteiriços asiáticos (alteração das regras de IVA para pequenas encomendas desde julho).
Um fraco desempenho compensado pelos bons resultados da atividade americana (33% do VN), principalmente graças à subsidiária Radial, que parece ter encontrado uma nova dinâmica. A confirmar…
Os resultados e as boas perspetivas para o final do ano permitiram à administração confirmar as suas previsões de 2021, nomeadamente um lucro operacional superior a 340 milhões de euros.
No geral, o desempenho trimestral da bpost correspondeu às nossas expectativas. Mantemos as estimativas de lucros por ação de 1,15 euros em 2021 e 1,20 euros em 2022.
A bpost confirmou a sua previsão anual. Ainda há muito a fazer para que regresse a um crescimento sustentável dos lucros, mas à cotação atual as ações oferecem um bom potencial de valorização a longo prazo. Comprar.
IBM e Kyndryl
Se é detentor de ações da IBM, recebeu ações da Kyndryl. Aconselhamos que as venda.
A Kyndryl é um prestador de serviços relacionado com a infraestrutura de TI das empresas, uma área em declínio estrutural com a generalização da computação em nuvem que reduz a necessidade de infraestruturas internas.
O grupo registou perdas nos últimos três anos e a receita deverá cair 3% este ano. Não se prevê um regresso ao crescimento antes de 2025.
Em suma, não vemos potenciais catalisadores que possam revigorar o grupo e a ação nos meses e anos vindouros.
Kyndryl: Vender. IBM: Manter.
Texas Instruments
Como esperado, o gigante dos semicondutores publicou um resultado recorde no terceiro trimestre. A receita aumentou 22% e os lucros por ação 43%.
No entanto, para o trimestre em curso, espera um aumento limitado a 8% das receitas e lucros por ação. Um abrandamento geral entre os designers de semicondutores, causado pela escassez que restringe a produção e vendas de muitos dos clientes da Texas. Logo não constitui um sinal de perda de quota de mercado.
Bem diversificado, o grupo está posicionado em chips com elevado valor acrescentado e é incontornável para muitos clientes. No contexto atual de escassez pode impor preços e favorecer os clientes mais rentáveis.
Uma estratégia que permite uma confortável margem operacional: 49,6%, um novo recorde no terceiro trimestre. Num sinal da confiança nas perspetivas de crescimento a médio e longo prazo, a administração anunciou um aumento de 13% do dividendo trimestral.
Esperamos lucros por ação de 8,06 dólares em 2021 e 8,2 dólares em 2022.
A cotação sofreu com a tomada de mais-valias após o anúncio de metas algo dececionantes para o trimestre em curso.
Um facto que não põe em causa as qualidades fundamentais e as sólidas perspetivas de crescimento a médio e longo prazo. Manter.
Toromont
Bom terceiro trimestre com um aumento de 20% nos lucros por ação. O grupo beneficia do elevado nível de atividade no Canadá dos setores mineiro, construção, agricultura, etc.
A melhoria da rentabilidade também é conseguida graças ao controlo dos custos.
Boas perspetivas para os próximos trimestres graças ao dinamismo económico canadiano. Comprar.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.