Nas atuais circunstâncias do mercado (queda no preço do gás, aumento no preço dos direitos de emissão de CO2), as fábricas de carvão são cada vez menos competitivas.
Seguindo esse raciocínio económico, a Endesa irá optar por encerrar todas as centrais de carvão que ainda detém em Espanha. Um processo que tem custos mas que também estão contabilizados para atingirem um valor máximo de aproximadamente 1,2 euros por ação nas contas do ano agora a decorrer. Um valor significativo, se comparado ao lucro por ação esperado para este ano que é de 1,37 euros. No entanto, segundo a empresa, este impacto não afetará um dos seus principais atrativos: os seus dividendos.
Com esta decisão, a Endesa dá mais um passo para acelerar o uso de energia limpa na produção de eletricidade.
A Endesa é líder no setor elétrico espanhol e a segunda operadora no mercado português de eletricidade. O seu negócio principal é a produção, transporte, distribuição e comercialização de eletricidade, mas a Endesa também é uma operadora relevante no setor de gás natural. O grupo Enel possui 70,14% do capital. A ação da Endesa está avaliada como correta. Assim, o nosso conselho neste momento é para tomar as potenciais mais-valias após os ganhos positivos obtidos nos últimos meses.
Cotação à data da análise: 23,81 euros