- Investimentos
- Imobiliário
- Fundos Imobiliários
- Análises de Fundos Imobiliários
- Sociedades imobiliárias resistem à pandemia

Filipe
Campos
Especialista em Investimento Imobiliário pela London School of Economics.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Mestre em Economia pela Universidade Nova.
Sociedades imobiliárias resistem à pandemia
Há um ano - 1 de junho de 2021
Filipe
Campos
Especialista em Investimento Imobiliário pela London School of Economics.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Mestre em Economia pela Universidade Nova.
Merlin com trimestre positivo
O lucro operacional do primeiro trimestre do ano da Merlin caiu 15% em relação ao ano anterior. Mas é preciso relembrar que o primeiro trimestre de 2020 não teve qualquer perturbação junto dos seus inquilinos.
A melhoria dos resultados financeiros permitiu-lhe encerrar com um lucro de 0,12 euros por ação. 2021, ainda que seja nebuloso, deve evoluir de forma positiva, em geral. Por exemplo, enquanto a logística continua a crescer com elevadas taxas de ocupação e aumento de preços, o segmento de centros comerciais (cerca de 25% das receitas) está em desaceleração (encerramento de lojas, baixo número de visitantes).
Por outro lado, no setor dos escritórios (45% da receita) a taxa de ocupação aumentou ligeiramente, mas as renovações de novos contratos são feitas a preços mais elevados. Ao longo do ano, a Merlin vai colocar novos ativos no mercado (escritórios, centros comerciais renovados) e a melhoria da mobilidade deverá aumentar o rendimento dos centros comerciais.
A longo prazo, a sua diversificação setorial e geográfica e a sua presença (com 15%) no desenvolvimento de Madrid Nuevo Norte darão um impulso adicional aos resultados.
- Código ISIN: ES0105025003
- Rentabilidade 1 ano: 22,5%
- Rentabilidade 3 anos: -6,8%
- Conselho: Manter
XIOR Student Housing (SIR)
Apesar de algum receio inicial, a verdade é que a SIR, XIOR Student Housing, terminou o primeiro trimestre com um aumento de receitas de 26,1% face ao ano anterior. A perspetiva é que este registo se mantenha com o regresso à normalidade, tendo em conta o seu ritmo de expansão.
O valor da sua carteira é agora de quase 1,6 mil milhões de euros e chegará a mais de 2 mil milhões (120 edifícios com 17 000 quartos em 31 cidades) se todos os projetos forem concretizados como planeado.
A SIR também parece ter sofrido pouco com a crise sanitária já que a sua taxa de ocupação está nos 97,7%. As estimativas para 2021 apontam para um lucro por ação de 1,80 euros.
Desde a sua listagem no mercado bolsista, a SIR tem feito um bom progresso. E as suas boas perspetivas justificam o prémio de 49% sobre o valor intrínseco (31,94 euros).
- Código ISIN: BE0974288202
- Rentabilidade 1 ano: 15,5%
- Rentabilidade 3 anos: 16,7%
- Conselho: Comprar
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.