Artigos Comprar casa

Imobiliário: preços das casas sobem sem parar

Investir no mercado imobiliário

O preço dos imóveis cresce de forma mais rápida do que as rendas

Publicado em: 30 outubro 2025
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Investir no mercado imobiliário

O preço dos imóveis cresce de forma mais rápida do que as rendas

A subida acentuada dos preços dos imóveis e a evolução mais contida das rendas reduz a rentabilidade do arrendamento. 

Vale a pena comprar casa para arrendar em 2025? Na maioria dos casos, não. A subida acentuada dos preços dos imóveis, face à evolução mais moderada das rendas, está a reduzir significativamente a rentabilidade do arrendamento.

O investimento em imóveis para arrendar é, assim, cada vez menos compensador, salvo exceções pontuais em algumas freguesias.  Os dados recolhidos pela DECO PROteste Investe confirmam as estatísticas do Instituto Nacional de Estatística: a escalada do preço dos imóveis em Portugal mantém-se imparável.

Preços das casas sobem 14,7% em Portugal 

De acordo com os dados de mercado (Plataforma Casafari), o preço por m2 subiu 14,7% entre o terceiro trimestre de 2024 e o mesmo trimestre de 2025. Praticamente o mesmo ritmo de aumento homólogo observado no trimestre anterior (15%). 

A análise de mercados incide sobre os imóveis de habitação usados e em bom estado. Estes são os mais representativos e corresponderam 81% das transações efetuadas em Portugal no segundo trimestre. 

O forte aumento foi transversal às principais tipologias. Só nos T4, o ritmo foi acentuadamente inferior. 

- T1: Preço médio por m2: 4082 euros; +16,5% em 12 meses 

- T2: Preço médio por m2: 3500 euros; +16,2% em 12 meses 

- T3: Preço médio por m2: 3294 euros; +14,3% em 12 meses 

- T4: Preço médio por m2: 3965 euros; +7,6% em 12 meses 

Rendas crescem apenas 3% e limitam a rentabilidade 

A renda média por m2 exigida para novos contratos subiu 3%% nos últimos doze meses (terceiro trimestre de 2024 ao terceiro trimestre de 2025). Ao longo deste ano, tem havido um claro um abrandamento da progressão. Em termos homólogos, no primeiro trimestre, o aumento foi de 11,9% e no segundo trimestre de 5,2%. 

A evolução das rendas continua a ser bastante inferior ao ritmo de valorização dos imóveis. 

Em termos de tipologias, não se observaram variações muito díspares. 

- T1: Renda média por m2: 17,2 euros; +2,5% em 12 meses 

- T2: Renda média por m2: 13,7 euros; +3,8% em 12 meses 

- T3: Renda média por m2: 12,9 euros; +2,8% em 12 meses 

- T4: Renda média por m2: 14,1 euros; +2,7% em 12 meses 

Como encontrar as melhores zonas para comprar e arrendar 

Como o preço dos imóveis cresce de forma mais rápida do que as rendas, as oportunidades de investimento diminuem. Será preciso desembolsar um valor cada vez mais elevado para um comprar o imóvel e a evolução das rendas não compensa esse investimento. 

O comparador da DECO PROteste Investe permite identificar as freguesias onde é possível obter as melhores rentabilidades com o arrendamento. São avaliadas 170 freguesias de 43 concelhos e para as tipologias T1 a T4 sempre que existam suficientes dados de mercado. 

Com efeito, o modelo de avaliação da DECO PROteste Investe encontra cada vez menos oportunidades. No primeiro trimestre, havia 77 oportunidades de compra nas localizações analisadas (15% do total). No segundo trimestre, esse número recuou para 48 (9% do total). No terceiro trimestre caiu para apenas 36 (7% do total). 

Pode personalizar os cálculos do potencial investimento, inserindo valores específicos incluindo custos e impostos (IMI, IMT, condomínio, etc.). Deste modo obterá um valor muito mais preciso da rentabilidade que poderá gerar com a compra do imóvel. 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.