- Investimentos
- Fundos
- Notícias sobre Fundos
- Classificação dos fundos e quando resgatar
Classificação dos fundos e quando resgatar
Há 2 meses - 14 de março de 2023Sem motivos para pânico
Mesmo que o seu fundo já não esteja entre os excelentes à luz do indicador de avaliação da Proteste Investe (mais de 90 pontos), não precisa necessariamente resgatá-lo.
Se continuar com uma pontuação acima de 70, a avaliação é boa e mesmo acima de 50 pontos permanece satisfatória. Nesses casos, pode manter o fundo ou ETF.
Se a pontuação passar efetivamente a ser bastante baixa (inferior a 50) então considere resgatar o produto e efetuar o reinvestimento noutro fundo mais bem avaliado dentro da mesma categoria.
Mas se, por exemplo, estiver a registar uma boa mais-valia talvez não se justifique antecipar a “fatura fiscal” com um resgate neste momento.
Categoria em primeiro lugar
A escolha de um fundo com uma boa avaliação é importante, mas a seleção da categoria é ainda mais determinante para o desempenho das suas poupanças.
Melhor ou pior, um fundo tende a seguir sempre a evolução do mercado em que investe.
Por isso, em geral, é preferível ter um fundo que até pode ser menos bom mas que está numa categoria recomendada do que um fundo excelente dedicado a um mercado (categoria) que não é interessante.
Consulte toda a nossa seleção de fundos e ETF.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.