O que são ETF?
Há 9 meses - 6 de setembro de 2022Os ETF, tal como os fundos de investimento, são compostos por uma carteira de ativos. Em termos simplificados, são um bolo com muitas pequenas fatias.
Contudo, há algumas diferenças em relação aos fundos.
Primeiro, os ETF não são subscritos e resgatados junto de um banco mas negociados (comprados/vendidos) em bolsa como as ações.
Segundo, as gestoras dos fundos tradicionais escolhem a composição da carteira com base nos seus objetivos e perspetivas de investimento. Nos ETF, a respetiva carteira é simplesmente uma cópia de um índice bolsista. É a denominada gestão passiva.
A cotação do ETF acompanha muito de perto evolução do índice subjacente (exemplos: Euro Stoxx, DAX, S&P 500, Nasdaq, MSCI World, etc.). A réplica não é 100% perfeita, uma vez que um índice é um produto teórico enquanto o investimento em ETF implica vários tipos de custos.
A grande maioria dos ETF centra-se na replicação de índices de ações, mas também existem produtos dedicados às obrigações, matérias-primas e taxas de câmbio.
Com os ETF, os investidores podem estar expostos a um determinado mercado sem depender da qualidade de gestão. Abdicam dos potenciais benefícios resultantes de uma boa seleção dos ativos, mas os custos de gestão são mais baixos.
Por fim, refira-se que, dada a evolução dos mercados, já nem todos os ETF são os produtos de gestão passiva que geraram tanto sucesso. Há um número crescente de "híbridos". A respetiva carteira de investimento é selecionada pela gestora, mas continuam a ser negociados em bolsa como os restantes ETF.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.