O indicador PMI mostra um acentuar da contração da atividade em dezembro. A indústria manteve-se estável (mas já no vermelho, em 44,2 pontos) e os serviços, de longe o setor dominante, ficaram ainda mais distantes da fasquia dos 50 pontos (fronteira entre expansão e contração), em 48,1 pontos em dezembro. No total, o índice compósito está nos 47 pontos.
Excetuando a pandemia, temos de voltar à crise financeira de 2008-2009 para encontrar um nível tão baixo. Esta situação poderá continuar. Se é verdade que o crédito será mais barato em 2024, também chegam ao fim, nos próximos meses, as inúmeras ajudas concedidas pelos vários Estados para permitir às famílias e às empresas fazer face à elevada inflação. Além disso, o BCE tenciona acelerar a saída dos mercados de dívida, o que poderá encarecer o financiamento da dívida pública. Ainda assim, as bolsas europeias estão a valorizar 12% em 2023.
Não recomendamos este mercado no âmbito das nossas estratégias, mas, para diversificar a carteira, pode apostar em fundos de obrigações em euros.