O comportamento homólogo dos preços continua a ser bastante influenciado pelos preços da energia.
No primeiro semestre de 2023 foram, em geral, muito mais baixos do que no primeiro semestre de 2022, o que puxou para baixo a taxa de inflação nesse período.
Agora, os preços da energia estão gradualmente a aproximar-se dos níveis observados há doze meses.
O barril de WTI, que serve de referência para o petróleo nos Estados Unidos, está em 84 dólares, não muito distante dos 92 dólares de há um ano. O efeito “deflacionário” ligado à energia é, por isso, menor.
A inflação também está a ser impulsionada pelos preços associados à habitação, que continuam a subir muito rapidamente (+7,7% num ano), e os dos transportes (9%).
No entanto, os investidores estão mais focados na evolução dos preços excluindo os efeitos da energia e dos alimentos.
Esta medida está a crescer menos rapidamente do que no passado, com uma variação homóloga de 4,7% em julho contra 4,8% em junho.
Sobretudo, durante o mês passado, estes preços aumentaram apenas 0,2% (variação idêntica à registada em junho).
Dois meses seguidos de inflação muito mais próxima das metas da Reserva Federal são um bom presságio para os investidores.
A Fed pode assim, mais rapidamente, pôr fim ao ciclo de subidas e já não aumentar a taxa diretora em setembro. Como resultado, as bolsas ganharam terreno e as taxas de juro de longo prazo recuaram.
A curto prazo, o segundo semestre será pouco dinâmico para a economia norte-americana e é improvável um corte nas taxas diretoras antes de 2024.
No entanto, dado o enorme potencial do seu mercado acionista, continuamos a incluir fundos/ETF de ações EUA nas nossas estratégias.
Quanto ao mercado obrigacionista, a dívida dos EUA permanece um porto seguro por excelência e uma excelente diversificação.
Merece, portanto, uma aposta se quiser reduzir o risco global da sua carteira.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.