Navigator: lucros até setembro caem 51%
Vendas da Navigator caem
Vendas da Navigator caem
Em conformidade com as más prestações do primeiro semestre deste ano, os resultados líquidos dos primeiros 9 meses do ano caem 51%, situando-se agora nos 118,3 milhões de euros (0,17 euros por ação).
Esta queda deveu-se à descida de preços do papel, ao contexto atual marcado pela intensificação dos conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia, e também pela contínua incerteza em torno de possíveis aumentos das tarifas aduaneiras por parte da administração norte-americana.
Estes elementos exerceram pressão sobre a atividade económica, levando as vendas a cair 5,1% e a totalizar 1489 milhões de euros, constatando assim uma retração face aos primeiros nove meses de 2024.
O EBITDA atingiu apenas os 300 milhões de euros, revelando uma queda de 30,4% face aos primeiros nove meses de 2024, situa-se agora com uma margem EBITDA de 20,2%.
O setor enfrentou uma forte pressão evidenciada por contínuas quedas na procura e nos preços do papel, contudo esta queda foi parcialmente atenuada pelo bom desempenho dos segmentos de Tissue e Packaging.
Durante os primeiros oito meses do ano, a procura global de todos os papéis de impressão e escrita apresentou uma redução de 2,7%.
Na Europa, a procura aparente por papel UWF registou uma diminuição de 6%, o que reflete uma contração generalizada das entregas europeias (papel produzido e vendido dentro do mercado europeu) e das importações. Esta redução da procura interna reflete que o mercado pode ter diminuído, contudo a Navigator conseguiu aumentar a sua quota em +1,2 pontos percentuais.
O preço do papel de escritório BHKP na Europa caiu 8% nos primeiros nove meses de 2025 face ao período homólogo. As condições do mercado nos setores de papel de imprensa, madeira processada e materiais especiais continuarão a ser afetadas por pressões competitivas e alterações na procura.
A Navigator é um grande consumidor de energia, especialmente na produção de pasta e papel, que é intensiva em eletricidade. O aumento de 24% no preço médio da eletricidade no mercado ibérico tende a aumentar os custos operacionais, pressionando as margens, especialmente num período em que os preços de venda da pasta e papel estão em queda.
O terceiro trimestre foi particularmente afetado pela pressão sobre os custos de energia, decorrente da subida e volatilidade dos indexantes de mercado, com impactos indiretos nos custos de produtos químicos, logística e materiais de embalagem.
No entanto, a empresa possui contratos de fornecimento de energia e alguma capacidade de gestão de custos, o que ajuda a mitigar parcialmente o impacto.
Esperamos uma ligeira recuperação dos preços da pasta e do papel, contudo, revemos em baixa as nossas estimativas para os lucros por ação em 2025 para 0,22 euros (antes 0,29) e em 2026 para 0,26 euros (antes 0,33). Mantenha.