Alphabet, BAE Systems, Novo Nordisk, Walmart
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Os gastos dos consumidores mantêm-se relativamente sólidos nos Estados Unidos, o que beneficia a Walmart
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Os gastos dos consumidores mantêm-se relativamente sólidos nos Estados Unidos, o que beneficia a Walmart
Alphabet
Manter
Segundo algumas fontes, a Meta Platforms estará em conversações com a Alphabet para realizar uma encomenda de milhares de milhões de dólares dos seus processadores TPU, Tensor Processing Units.
Trata-se de um tipo de processador ultra especializado para modelos de inteligência artificial, que equipa atualmente apenas os centros de dados da Alphabet. A notícia suportou a cotação da Alphabet (+68% em 2025).
Além disso, nos últimos dias, a Alphabet beneficiou ainda do anúncio de uma tomada de participação no seu capital pela Berkshire Hathaway, veículo de investimento de Warren Buffett, assim como a boa receção do Gemini 3.
Relativamente à Nvidia, o progresso da Alphabet (Google) representa uma ameaça relativamente limitada e distante no tempo. Não alteramos os conselhos.
BAE Systems
Comprar
Segundo o grupo de defesa britânico, o desempenho segue em linha com as previsões, o que lhe permite confirmar os objetivos anuais revistos em alta no final de julho: aumento do volume de negócios de 8% a 10% e do lucro operacional de 9% a 11%. Estes aumentos são bem-vindos, embora não sejam espetaculares.
As encomendas da BAE são o elemento mais interessante, com um nível robusto de 27 mil milhões de libras acumulados desde o início de 2025, face aos 13 mil milhões no primeiro semestre.
A BAE mostra dinamismo graças à participação em contratos importantes como o desenvolvimento de um novo avião de combate que pode rivalizar com o projeto franco-alemão, a construção de submarinos nucleares e de navios de superfície para várias Marinhas.
Este caderno de encomendas continua bem alinhado com a procura dos seus clientes, como os EUA (48% do volume de negócios), Reino Unido (27%) e Médio Oriente (12%).
Nos EUA participa no futuro escudo antimísseis e na construção dos F-35. Recentemente, a BAE, Boeing e Saab assinaram um acordo para desenvolver um novo avião de treino para o Reino Unido.
A BAE continua no rumo da expansão. Ao negociar em 20,6 vezes os lucros de 2026 não está barata, mas merece uma aposta devido ao seu potencial de crescimento.
Novo Nordisk
Manter
A semana foi agitada para a Novo Nordisk após a publicação de diferentes resultados clínicos. Dois estudos de fase final não conseguiram demonstrar que a toma de uma versão oral do Ozempic pode abrandar a progressão da doença de Alzheimer.
Em contrapartida, um estudo de fase intermédia destaca a eficácia da amycretina, nas versões subcutânea e oral, para reduzir peso e baixar os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2.
Walmart
Manter
As receitas do gigante norte-americano dos supermercados aumentaram 5,8% no terceiro trimestre do ano fiscal 2025-26 (termina a 31/01). A progressão foi de 4,4% nos primeiros nove meses, com as vendas de comércio eletrónico a avançarem 27%.
Nos Estados Unidos, que representam mais de 80% da faturação, as lojas Walmart venderam mais 5,3% em termos comparáveis e excluindo combustíveis, enquanto a margem operacional melhorou ligeiramente. Os gastos dos consumidores mantêm-se relativamente sólidos nos Estados Unidos.
As atividades internacionais, Canadá e 17 países na América Central, África e Ásia, também tiveram um desempenho muito positivo. As receitas cresceram 10,8%, beneficiando da plataforma indiana de comércio eletrónico Flipkart (participação de 81%), da China e do México, embora os efeitos cambiais tenham criado alguma pressão.
O lucro por ação, excluindo elementos pontuais, aumentou 6,9% no terceiro trimestre e 3,8% nos primeiros nove meses. A Walmart reviu em alta, pela segunda vez, as previsões anuais.
A empresa estima agora um crescimento das receitas entre 4,8% a 5,1% e do lucro operacional (excluindo elementos pontuais) entre 4,8% e 5,5%. O lucro por ação, excluindo elementos pontuais, deverá situar-se entre 2,58 e 2,63 dólares, face a 2,51 dólares no anterior ano fiscal.
Prevemos que o valor fica a meio deste intervalo. Estimamos lucros, incluindo elementos excecionais, de 2,90 dólares no atual exercício. Para os dois exercícios seguintes prevemos 2,73 e 2,85 dólares, respetivamente.
A Walmart apresenta um desempenho sólido e divulgou resultados trimestrais melhores do que o previsto. A ação transaciona contudo a 37 vezes o lucro estimado para o atual exercício, um nível elevado.