Axa e Bell Food
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
O segmento vegetariano da Bell Food registou uma excelente evolução
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
O segmento vegetariano da Bell Food registou uma excelente evolução
Axa
Comprar
No primeiro semestre, a seguradora francesa registou bons resultados operacionais graças ao contributo de todas as atividades. Estes resultados acabaram por agradar aos investidores, apesar da queda de 2% do lucro provocada pela depreciação do dólar e do iene face ao euro.
Na atividade de seguros de danos (lucro operacional: +7%), a Axa beneficiou do aumento dos volumes e dos prémios para empresas e particulares. Além disso, os prejuízos relacionados com catástrofes naturais ficaram abaixo das estimativas. No ramo vida e saúde, os lucros operacionais cresceram 5% (+8% nos prémios).
No total, o lucro operacional por ação aumentou 8%, no limite superior do intervalo definido pela Axa e reafirmar os objetivos do plano 2024-2026. A administração confirmou também a aquisição da seguradora italiana Prima (seguro automóvel).
Para financiar este investimento, a Axa recorreu parcialmente aos 5,4 mil milhões de euros resultantes da venda da gestão de ativos. Do montante total, 1,6 mil milhões de euros destinam-se ao crescimento orgânico e aquisições, enquanto 3,8 mil milhões vão para a compra de ações próprias até 26 de fevereiro de 2026.
A evolução cambial desfavorável penalizou os resultados. No entanto, os lucros operacionais ficaram acima das nossas previsões e a Axa conseguirá cumprir os objetivos.
Bell Food
Comprar
Os resultados semestrais do grupo alimentar suíço revelam solidez, com crescimento das vendas (+3,7%) e do lucro operacional (+3,6%). Valores em linha com o esperado e impulsionados por um desempenho robusto no mercado doméstico (63% das receitas).
O segmento vegetariano registou uma excelente evolução, com as gamas de tofu e húmus a progrediram de forma considerável. As categorias de saladas e pratos preparados e o segmento de restauração fora de casa, também apresentaram uma evolução muito positiva.
Como é habitual, a Bell Food não fornece previsões precisas para o conjunto de 2025, mas mantém-se otimista para o segundo semestre. A Bell ambiciona preservar a dinâmica de crescimento observada nos últimos anos (média anual de 4,4% nas vendas 2018-2024).
Além disso, a alienação das atividades não estratégicas da Eisberg (pratos preparados) na Europa de Leste e as medidas para melhorar a rentabilidade na Áustria deverão libertar recursos e suportar a melhoria das margens no segundo semestre. Assim, mantemos as nossas previsões de lucro por ação: 21 francos suíços para 2025 e 22 francos para 2026.
Os resultados semestrais confirmam a capacidade da Bell Food para gerar crescimento que, embora não seja espetacular, mantém-se regular e estável.