Portfólio diversificado em crescimento
A Ibersol opera um vasto portfólio de marcas, incluindo KFC, Pizza Hut, Taco Bell e Pret A Manger, com presença em Portugal, Espanha e Angola, incluindo concessões de aeroportos. Em setembro de 2024, o grupo detinha 536 restaurantes, dos quais 479 são próprios e 57 franquiados.
No terceiro trimestre de 2024, a Ibersol integrou a totalidade do capital da Medfood Invest, e consolidou a sua presença em Espanha, através de 34 restaurantes KFC na Comunidade Valenciana. Apesar do potencial estratégico, esta aquisição trouxe também um passivo significativo e novos desafios de integração operacional.
Resultados operacionais
Nos primeiros nove meses de 2024, o volume de negócios consolidado atingiu os 343,9 milhões de euros (ME) superando os 310,1 ME do mesmo período de 2023, com um crescimento expressivo de 11,7%.
Este desempenho deveu-se à integração das operações da Medfood, ao crescimento de 17% no canal de delivery (entregas ao domicílio) e à contribuição das novas unidades abertas no final de 2023 e ao longo de 2024.
O EBITDA ajustado para o período foi de 69,7 ME, o que representa uma margem de 20,1%, que ultrapassou os valores de 2023 (18%). No entanto, a margem operacional continua a ser afetada pelo aumento dos custos com pessoal e o custo das operações provisórias em concessões aeroportuárias.
Embora estratégicas, a rentabilidade destas concessões tem sido afetada pela demora na conversão de restaurantes provisórios em formatos definitivos. Esta situação representa uma perda estimada de 8 ME até setembro de 2024.
O resultado líquido consolidado das operações continuadas foi de 9,06 ME nos nove primeiros meses de 2024, apresentando uma ligeira redução face aos 9,45 ME registados no mesmo período de 2023.
Todavia, se olharmos para o rendimento integral consolidado, que em 2024 totalizou 11,39 ME, em contraste com os 6,49 ME de 2023 concluímos que houve uma melhoria significativa. Isso deve-se, sobretudo, à estabilização das taxas cambiais em 2024, em 2023, a desvalorização acentuada do kwanza teve um impacto negativo nos resultados consolidados.
Perspetivas para 2025
A Ibersol enfrenta um cenário macroeconómico com incertezas geopolíticas e potenciais efeitos na confiança do consumidor. Contudo, a resiliência do setor turístico no sul da Europa e do rendimento disponível das famílias dão boas perspetivas para a atividade de restauração no que resta do ano.
Sem esquecer que o setor da restauração é considerado defensivo, em especial no segmento da Ibersol, devido à sua forte presença em marcas de fast food. Os preços acessíveis captam uma procura estável mesmo em períodos de incerteza económica.
A Ibersol deverá focar-se na expansão das marcas KFC, Taco Bell e Pret A Manger, bem como a conclusão das conversões nos aeroportos, prevista para abril de 2025, e a expansão do canal de delivery.
A nível financeiro, a gestão disciplinada da tesouraria e a redução do passivo serão prioridades, especialmente após o aumento da dívida líquida para 139 milhões de euros.
Conselho
Com um histórico de crescimento consistente, mesmo num ambiente competitivo, a Ibersol mantém-se bem posicionada no setor. Apesar dos desafios operacionais, a estratégia de diversificação e expansão da empresa, aliada a um forte portfólio de marcas, apresenta boas perspetivas a longo prazo.
Opera na restauração que é um setor defensivo. Ainda assim, os riscos atuais, como a pressão nos custos e a integração de novos ativos, já estão em parte refletidos na cotação, mas não totalmente.
Parece-nos que, tal como aconteceu na reação aos resultados dos primeiros nove meses deste ano, também os resultados do total do ano de 2024 poderão vir a ficar aquém das expectativas dos investidores.
Estaremos atentos a possíveis correções na cotação que possam vir a apresentar uma oportunidade de entrada no título. Para já, a nossa recomendação é manter a ação em carteira, caso a detenha.