Artigo Seguros e Planos Mutualistas

Poupança Mutualista Prazo 5.1 2023-2028: investir?

Publicado em:  11 dezembro 2023
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Encontra-se em subscrição a 12ª série de mais um plano mutualista do Montepio. Veja a nossa análise e saiba se deve investir.

O Poupança Mutualista Prazo 5.1 2023-2028 é um plano mutualista com prazo de cinco anos e um dia. A subscrição decorre até 13 de dezembro com entrega única e mínima de 150 euros. Disponível aos balcões do Banco Montepio.

Como este plano tem um prazo máximo de 5 anos e um dia, se mantiver até ao final, será tributado a 22,4%; se resgatar antes, é aplicada a taxa de 28%.

Pode resgatar antes do final do prazo, mas há penalizações no rendimento acumulado: se resgatar nos primeiros dois anos, não tem rendimento; no terceiro ano perde 75% do rendimento e no quarto ano perde 40% do rendimento acumulado.

Garante 2,6% ao ano

Ao contrário das séries anteriores, em que o rendimento era crescente, nesta série o rendimento é capitalizado à taxa bruta anual decrescente, isto porque o mercado está já a esperar uma descida das taxas de juro nos próximos anos. 

No final do prazo, poderá haver distribuição de um rendimento complementar em função do Fundo de Reserva. 

Se mantiver o plano até ao final sem qualquer resgate, bem como o vínculo associativo, o produto garante 2,6% líquidos ao ano.

Rende um pouco mais do que os depósitos e certificados

Vamos comparar este plano mutualista com outros produtos de capital garantido. 

Os Certificados de Aforro, na série em comercialização, capitalizam atualmente à taxa bruta de 2,5%. Supondo que essa se mantém durante os próximos cinco anos e considerando os prémios de permanência, ganharia 2% líquidos ao ano, bem menos do que com o plano mutualista. Mas pode fazer entregas posteriores, enquanto o plano mutualista é de entrega única. 

Quanto a depósitos a prazo, as taxas têm subido e já há cerca de uma centena de contas a render o mesmo ou mais do que os Certificados de Aforro. Para o prazo de cinco anos, é o Banco BNI Europa que oferece a melhor proposta: 3,25% bruta se optar pelo depósito não mobilizável (2,3% líquidos). 

O plano mutualista rende mais, mas a grande desvantagem dos planos mutualistas é não terem as mesmas garantias que os depósitos, pois não estão abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos e a supervisão dos planos mutualistas está ainda na fase de transição, mas é insuficiente. O reembolso do capital e do rendimento só são garantidos pelo património do Montepio Associação Mutualista. 

Não recomendamos. Se, ainda assim quiser avançar, limite a 10% do seu património.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.