Artigo Seguros PPR

ASF lança novamente o comparador de seguros PPR

Publicado em:  19 maio 2025
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Esta ferramenta já existia há uns anos e foi agora desenvolvida e melhorada, depois de vários anos retirada do portal da ASF.

 

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) acabou de lançar uma nova plataforma que permite comparar os Planos de Poupança Reforma (PPR) sob a forma de seguro e fundo de pensões disponíveis no mercado.

Esta ferramenta, que já existia há uns anos, foi agora desenvolvida e melhorada, depois de vários anos retirada do portal da ASF. Nos últimos anos pedimos a sua reposição, em nome da transparência do mercado de PPR, de forma a alargar as fontes de informação prestadas ao consumidor e, assim, facilitar as tomadas de decisão sobre estes produtos de investimento, um mercado bastante complexo e nem sempre claro. 

A nova plataforma reúne informações essenciais sobre comissões (subscrição, transferência e reembolso), rendibilidade e um indicador de risco. Os PPR podem assumir diferentes formas e as suas características serão diferentes em função disso.

A plataforma de comparação de PPR permite obter informação sobre os três categorias de PPR: os seguros não ligados a fundos (garantem capital e podem garantir rendibilidade), os seguros ligados a fundos de investimento (normalmente não garantem capital nem rendibilidade) e os PPR constituídos sob a forma de fundos de pensões, que assumem a forma de adesões individuais a fundos de pensões abertos, podendo ou não garantir capital e rendibilidade. 

Além disso, é disponibilizada informação sobre o nível de risco relativamente aos PPR sob a forma de seguros ligados e de fundos de pensões que é assumido pelos participantes, o que contribui para uma escolha mais alinhada com o perfil e objetivos do consumidor. 

Foram introduzidas algumas melhorias, relativamente ao comparador que existia há uns anos, nomeadamente: alteração à fórmula de cálculo para apresentação das comissões de subscrição (custos a suportar no momento do investimento), transferência (custos a suportar aquando da transferência de um PPR para outro) e reembolso (custos a suportar no reembolso do produto), com o objetivo de as tornar comparáveis entre produtos do mesmo tipo.

E foi alterada a forma como a taxa de rendibilidade (rendimento do produto num determinado período) é apresentada, estabelecendo-se formas de cálculo para cada tipo de PPR, com o objetivo de promover a equiparação entre as diversas formas que podem revestir. Por exemplo, a rentabilidade é agora deduzida da comissão de gestão, sendo agora comparável aos PPR sob a forma de fundo, uma exigência bastante antiga da DECO PROteste Investe. 

Para facilitar a utilização desta nova ferramenta, a ASF preparou um Guia do Utilizador, com orientações práticas para navegar, pesquisar e comparar produtos. A plataforma de comparação e guia do utilizador encontram-se disponíveis no portal da ASF.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.