Artigo Comprar casa

Preços das casas continuam a subir

Publicado em:  25 julho 2024
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

No primeiro semestre, o preço dos imóveis por m2 aumentou 4,4% e o valor das rendas por m2 subiu 6,2%. 
Após um período de relativo marasmo no início de 2024, os preços do imobiliário voltaram a aumentar. De facto, a maior parcela da evolução durante o primeiro semestre ocorreu entre abril e junho. 

De acordo com os dados recolhidos pela DECO PROteste Investe (plataforma Casafari), o preço médio praticado no mercado por m2 aumentou 4,4% nos primeiros seis meses do ano. Nas rendas, e no mesmo período, o valor exigido subiu 6,2%, ou seja, num ritmo superior.

Alta generalizada 

Estas percentagens refletem o comportamento médio em 34 concelhos e para as tipologias T1 a T4. Naturalmente, é possível encontrar leituras bem diferentes consoante as freguesias e as tipologias. No entanto, das 151 freguesias com dados para o período, os preços por m2 recuaram em apenas 16 casos. Nas rendas, esse fenómeno de descida atingiu 30 freguesias. Embora não sejam números negligenciáveis, demonstram que as subidas de preços casas e das rendas continuam a ser o fenómeno mais comum a nível nacional.

Lisboa e Porto 

Se observarmos apenas os dados para o concelho de Lisboa, a tendência é idêntica, mas menos acentuada. Depois de um ligeiro recuo no primeiro trimestre, preços e rendas voltaram a subir. No acumulado do semestre, o valor do m2 avançou 2,8% enquanto as rendas pedidas no mercado tiveram um acréscimo de 3,2%. 

Passando para o concelho do Porto, as variações foram mais expressivas no total do semestre: +4,2% nos preços dos imóveis e +8,1% nas rendas (ambos por m2).

Conselho

A perspetiva da DECO PROteste Investe para o imobiliário é naturalmente do ponto de vista das oportunidades de investimento. Para avaliar se a compra de um imóvel para arrendamento é rentável dependerá essencialmente do preço do imóvel e da renda obtida. 

Por um lado, com as novas rendas a aumentarem de forma mais acentuada do que os preços, criam-se mais oportunidades de investimento. Por outro, em muitos casos, o nível de preços está tão elevado que nem assim compensa. 

Como pode ver no quadro seguinte, para os vários concelhos, apenas 130 tipologias/freguesias estão avaliadas como baratas ou muito baratas e, por isso, são compras potenciais.

   
   
OPORTUNIDADES DE MERCADO       
   
   
Avaliação
      
   
Número (1)
      
   
Peso no total       
   
   
Muito cara
      
   
131
      
   
28%       
   
   
Cara
      
   
125
      
   
26%       
   
   
Correta
      
   
87
      
   
18%       
   
   
Barata
      
   
111
      
   
23%       
   
   
Muito   barata
      
   
19
      
   
4%       

1) Em tipologias/freguesias. Em cada freguesia pode haver até quatro avaliações (para T1, T2, T3 e T4) sempre que existam dados disponíveis. 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.