Portugal regista a maior subida dos preços da habitação na zona euro
No segundo trimestre de 2025, os preços das habitações aumentaram 5,1% na zona euro em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior segundo o Eurostat (+5,3% no primeiro trimestre de 2025).
Entre os Estados-Membros com dados disponíveis, apenas a Finlândia (-1,3%) registou uma descida homóloga dos preços das habitações no segundo trimestre de 2025.
Os maiores aumentos foram observados em Portugal (+17,2%), na Bulgária (+15,5%) e na Hungria (+15,1%).
Em comparação com o primeiro trimestre de 2025, os preços das habitações subiram 1,7% na área do euro.
Em comparação com o trimestre anterior, os preços diminuíram em dois Estados-Membros (França e Bélgica), enquanto os maiores aumentos ocorreram em Portugal (+4,7%), no Luxemburgo (+4,5%) e na Croácia (+4,4%).
Avaliações bancárias confirmam valorização do mercado imobiliário
Esta evolução é confirmada pelos dados do INE. Em agosto, o valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 1965 euros por m2, mais 20 euros que em julho. Em termos homólogos, há um aumento de 18,1%.
Ferramenta para identificar oportunidades de compra e arrendamento
Se pretende comprar imóveis para arrendamento, modelo da DECO PROteste Investe incorpora vários fatores (incluindo o nível de rendas) e indica as freguesias e tipologias onde poderá encontrar as melhores oportunidades de compra.
Descubra toda a informação no comparador.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.