Análise

Alemanha menos pessimista

Publicado em:  19 junho 2023
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Autor:  Jorge  Duarte

Autor:  Euroconsumers 

O índice ZEW, que capta o sentimento de analistas financeiros e economistas, melhorou ligeiramente em junho.

Algo surpreendentemente, o índice ZEW melhorou em junho, apesar de permanecer em território negativo. Este indicador, que capta o sentimento de analistas financeiros e economistas, subiu de -10,7 para -8,5, quando se previa uma deterioração para -13,1. Já, as opiniões dos inquiridos sobre a condição atual agravaram-se -34,8 para -56,5.

Em suma, como o índice ZEW mantém-se em território negativo não se prevê uma melhoria da situação económica germânica. Assim, durante o segundo semestre, antevê-se que os setores mais ligados às exportações estejam sob maior pressão devido à debilidade da economia mundial, embora a atual recessão técnica na Alemanha não seja considerada particularmente alarmante. Mas sendo a maior economia europeia, estes desenvolvimentos serão cruciais para os próximos passos do Banco Central Europeu. Uma subida demasiado agressiva dos juros poderá acentuar a recessão em curso. 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.